Você sabe quando o consumo do álcool se torna crônico?

Você sabe quando o consumo do álcool se torna crônico?

Muito se fala sobre o problema que as drogas representem em nossa sociedade atualmente, mas pouco se fala sobre os danos que as drogas legalizadas também causam, como os problemas gerados pelo consumo excessivo do álcool.

O consumo de bebidas alcoólicas sempre foi algo muito estimulado em nossa sociedade, desde pequenos somos acostumados a conviver com familiares consumindo bebidas alcoólicas. Quando chegamos à adolescência, nossas primeiras festas são regadas à álcool, e durante a fase adulta a bebida serve como uma forma de relaxarmos o estresse a pressão do dia a dia.

Mas até que ponto esse consumo pode ser considerado “saudável”? O que separa os drinks do final de semana do vício nessa substância? Você possui interesse sobre esse assunto? Então confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre quando o consumo do álcool se torna crônico. Boa leitura!

Cerveja, vinho, uísque, vodka…poderíamos citar um parágrafo inteiro apenas com bebidas existentes e disponíveis atualmente para consumo. É bastante comum que, durante um churrasco da empresa em que você trabalha, pelo menos a cerveja esteja presente, não é mesmo? Isso porque o consumo de bebidas alcoólicas em nossa sociedade é algo glamourizado, mas que começa a preocupar a partir do momento em que algo que era para ser só de vez em quando acaba se tornando um costume.

O que acontece quando se consome álcool em excesso?

Quando uma pessoa consome álcool em excesso, é comum que ela passe a desenvolver problemas de ordem física e psicológica, podendo comprometer e até mesmo destruir toda a sua vida. Muitas pessoas acham que “sabem beber”, mas o que pouca gente sabe é que, 1 a cada 3 homens faz uso excessivo de bebida alcoólica, o que pode leva-lo ao alcoolismo.

Qual o consumo aceitável de álcool diariamente?

Existe um limite considerado aceitável no que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas diariamente:

  • 20 gramas de álcool para mulheres e pessoas idosas;
  • 30 gramas de álcool para homens;

Agora você deve estar se perguntando “mas o que quer dizer 20 ou 30 gramas de álcool?” Nós vamos explicar:

  • 1 drink de qualquer bebida equivale a 14 gramas de álcool, ou seja, uma latinha de cerveja (350 ml) equivale a 1 drink, uma taça de vinho (150 mil e teor alcoólico de 12%) também equivale a 1 drink;

Dessa forma, o consumo “saudável” de álcool diz respeito a beber no máximo 1 drink por dia, mas não todos os dias na semana, pelo menos dois dias na semana o consumo de álcool não deve ser feito. Para mulheres e pessoas que tenham mais do que 65 anos, o indicado é que não consumam mais do que 1 drink por dia, e para homens, o limite são 2 drinks.

Com essas estatísticas, já é possível ter uma noção acerca do que seria considerado como consumo crônico de álcool, basta apenas comparar quantos drinks o indivíduo está ingerindo diariamente. Como já citamos, o consumo excessivo de álcool provoca tantos danos quanto qualquer outra droga, portanto, precisa ser tratado e acompanhado por um profissional.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]