Grupo Recuperando Vida

os desafios da inclusao ex dependente na sociedade 1

Os desafios da inclusão ex-dependente na sociedade.

Lutar contra o vício em drogas lícitas ou ilícitas é sempre um processo longo e trabalhoso. Demanda esforços de uma equipe interdisciplinar e toda a atenção que a família pode dar para o usuário em recuperação. Mesmo após essa etapa ter sido concluída, os desafios continuam, e reinserir o indivíduo na sociedade pode ser uma tarefa árdua, mas com apoio profissional e familiar pode ser feito com sucesso. Confira neste artigo os principais desafios enfrentados por ex-dependentes.

Reabilitação Psicossocial

A reinserção na sociedade é o objetivo da reabilitação, e esta é essencial para que o indivíduo possa se integrar realmente ao mundo. A reabilitação psicossocial é um processo complexo que envolve esforços de toda a equipe de profissionais.

Uma das coisas que define uma dependência química é a incapacidade do indivíduo de tomar decisões. Ele sofre para entender o mal que a substância causa, e mesmo assim não consegue dar um basta e voltar a sua rotina normal. A dependência é uma doença que precisa ser tratada.

A incapacidade de tomar decisões faz com que o indivíduo não consiga pertencer à sociedade, uma vez que chega o momento em que a droga é mais importante que o trabalho, os estudos e as relações pessoais, e é aí que entra a atenção psicossocial.

A reabilitação é um conjunto de estratégias que irão devolver a capacidade de escolher do indivíduo. Ele encontra meios de ocupar o seu tempo, seja pelo trabalho, estudo ou algum hobby que seja significativo para ele. É assim que funcionam as clínicas, elas ajudam o paciente a encontrar coisas que substituam a necessidade pela droga, e esse é o passo mais difícil do tratamento.

Preconceito

É comum encontrar pacientes que em algum momento pensaram em procurar ajuda profissional, mas na última hora desistiram por acharem que eram fracos e incapazes se procurassem uma clínica. Infelizmente a sociedade não vê a pessoa como alguém com uma doença, mas como alguém inútil e improdutivo. Essa é a maior barreira do tratamento.

Após a saída da clínica o ex-dependente pode passar dificuldades para conseguir um emprego ou realmente ser aceito em alguma instituição de ensino. Para superar esse desafio, é necessário muita paciência e apoio da família. Hoje em dia há programas sociais que ajudam a encontrar empresas e instituições que atendem esse público com excelência.

A família é importantíssima no processo de reinserção social do indivíduo. Ele passará por dificuldades e privações, e os familiares devem ser o ombro amigo e o braço direito que irá reerguê-lo e dar-lhe uma nova oportunidade.

O abuso de drogas tem efeitos devastadores na saúde física do indivíduo, mas é necessário lembrar que a saúde mental também sofre. O suporte emocional é necessário para que o paciente entenda que tomou uma boa decisão ao aceitar ajuda.

O tratamento para dependentes químicos e alcoólicos é longo e demanda muito esforço. Há ainda outros desafios que o indivíduo enfrentará. O essencial é que ele saiba que possui apoio e sempre terá uma mão amiga para segurar durante essa jornada.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]
Open chat
Como posso ajudar
Olá, seja bem vindo ao Grupo Recuperando Vida estamos aqui para tirar todas as suas duvidas nosso atendimento 24 horas