Grupo Recuperando Vida

É possível abandonar o vício em drogas sem nenhuma ajuda?

É possível abandonar o vício em drogas sem nenhuma ajuda

É possível abandonar o vício em drogas sem nenhuma ajuda .Muitas pessoas se questionam a respeito da possibilidade de um dependente químico cessar o uso de drogas sem depender da ajuda de um profissional. Mas, será que isso é realmente possível? Ainda nos dias de hoje, sabemos que o preconceito para com aqueles que possuem dependência com o uso de drogas é muito grande, e que esse é o maior fator para que essas pessoas não queiram buscar a ajuda de profissionais.

Mas até que ponto essa decisão pode ser benéfica? Será que uma pessoa declaradamente viciada em drogas pode se livrar desse vício sozinha, sem a ajuda sequer de um grupo de apoio? Já avisamos que não existe uma resposta apenas para essas perguntas, afinal, várias pessoas conseguiram sair desse mundo do vício sem precisar de ajuda alguma, enquanto outras não obtiveram esse resultado.

A importância dos meios de comunicação

Nunca estivemos tão informados a respeito de tudo. Atualmente, se desejamos saber mais a respeito de determinado assunto, basta que joguemos o termo em uma ferramenta de busca na internet e pronto: lá teremos tudo (ou quase tudo) a respeito do que estamos procurando. E isso é ótimo para pessoas dependentes de drogas que estão procurando se livrar do vício sozinhas.

Com tantas informações sobre autoajuda, tratamentos e informações diversas sobre como se livrar desse ou daquele vício na “palma da mão” ficou muito mais fácil o indivíduo se tratar de forma individual, sem recorrer a ajuda profissional.

A busca pessoal

No entanto, de nada adianta ter acesso a todas as informações citadas acima se o indivíduo não deseja realmente se livrar do vício. Ele necessita ter em mente aquilo que está buscando, justamente porque, como já citamos em artigos anteriores, as recaídas são bastante comuns nesse processo, e saber lidar com elas é um passo muito importante para não desistir da recuperação no meio do caminho.

Contar com amigos ou até familiares nesse processo pode ser um grande diferencial: ter com quem conversar, desabafar e ter a certeza de que não se está sozinho é essencial durante esse processo. Muitas vezes a pessoa que é viciada em drogas acaba achando que não há mais ninguém que se importe com ele, inclusive ele mesmo.

Então, por que continuar tentando se não há nada mais pelo que lutar? É justamente nesse sentido que o apoio das pessoas ao seu redor é fundamental na recuperação de uma pessoa viciada em drogas que busca se livrar do vício por conta própria.

A necessidade de ajuda profissional

Como já citamos no começo desse artigo, não há como questionar os casos de pessoas que se livraram do vício em drogas por conta própria, nem há porquê questioná-los. No entanto, cabe aqui uma reflexão bastante pertinente. Segundo apontam pesquisas, o uso de drogas altera a estrutura e o funcionamento do cérebro, dessa forma, livrar-se do vício por si só é algo muito difícil.

Sendo assim, o mais recomendando é que o indivíduo procure por ajuda profissional, pois não existe uma maneira fácil de fazer isso. Ele será melhor amparado por pessoas que estão preparadas para lidar com a situação.

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

 

Open chat
Como posso ajudar
Olá, seja bem vindo ao Grupo Recuperando Vida estamos aqui para tirar todas as suas duvidas nosso atendimento 24 horas