Grupo Recuperando Vida

Como dizer a alguém que você esta em recuperação

Como dizer a alguém que você esta em recuperação

Como dizer a alguém que você esta em recuperação Entrar em recuperação pela primeira vez pode ser avassalador. Você terá muito território novo para explorar.

Você não apenas aprenderá a viver uma vida sem drogas e álcool, mas também aprenderá mais sobre si mesmo e como deseja interagir com o mundo ao seu redor.

O vício ativo geralmente envolve muito isolamento – viciados e alcoólatras são geralmente muito secretos e tendem a afastar seus amigos e familiares para que possam continuar usando e bebendo sem ter que responder a ninguém.

Esse isolamento geralmente leva a habilidades sociais desconcentradas. Ter conversas de coração para coração se tornará difícil e eles podem esquecer como é ter amigos íntimos em quem confiar.

Uma das partes mais importantes da recuperação do vício é a capacidade de falar aberta e honestamente com outras pessoas. A comunicação é fundamental quando se trata de sobriedade a longo prazo.

Você precisará saber como pedir ajuda quando precisar e como estar presente para ajudar outras pessoas que dependem de você para obter suporte. Aprender a se comunicar efetivamente novamente pode ser difícil por si só.

Depois de começar a desenvolver relacionamentos íntimos com outras pessoas que não estão em recuperação (colegas de trabalho e outros amigos que podem não estar sóbrios porque não têm problemas com bebida ou uso de drogas), você pode se perguntar qual é o nível de comunicação adequado.

Talvez você tenha ansiedades e preocupações em dizer às pessoas que você está em recuperação de dependência. É importante lembrar que embora admitir seu vício seja o primeiro passo na recuperação,

O fato de você contar a alguém sobre sua recuperação dependerá do seu relacionamento pessoal com ela e de como você se sente à vontade para conversar sobre sua vida particular acreditamos que você decide quem, quando e como fala sobre sua recuperação – desde que seja aberto e honesto com sua sóbria rede de suporte.

Examinamos diferentes tipos de relacionamentos e como alguém em recuperação pode falar sobre sua sobriedade nesses relacionamentos. Dê uma olhada!

Conversando com colegas sobre sua recuperação

Na maioria dos casos, não há motivo para trazer os detalhes de sua vida pessoal para o local de trabalho. É claro que se você se aproximar muito de um ou vários colegas de trabalho, isso pode mudar – desenvolver amizades com colegas de trabalho fora do trabalho é uma história completamente diferente.

Mas se seus colegas de trabalho pedirem para você ir para o Grupo Recuperando Vida  com eles depois do trabalho, não será necessário exagerar e explicar seu vício ativo e sua necessidade desesperada de permanecer sóbrio.

Você pode dizer algo como “Não, obrigado, vou ligar hoje à noite” ou “Não bebo, mas obrigado pela oferta!” Sinta-se livre para manter as coisas indefinidas quanto desejar.

Se você é novo na recuperação e prioriza reuniões, tratamento ambulatorial e outros aspectos do tratamento posterior, informe o seu chefe sobre a sua situação, para que se sinta à vontade para pedir uma folga quando necessário.

Antes de fazer isso, avalie a situação da melhor maneira possível. Lembre-se também de que, embora estar na recuperação de um vício seja algo para se orgulhar, nem todos serão tão compreensivos quanto gostaríamos. Lembre-se de que existem leis em vigor para impedir a discriminação. Qualquer discriminação no local de trabalho não é tolerada.

Falando sobre sua recuperação nos relacionamentos

Embora seja recomendável que aqueles em recuperação precoce esperem um ano antes de começarem a namorar, muitos homens e mulheres recém-sóbrios se encontrarão em um relacionamento nos primeiros meses de recuperação.

Isso pode ser perigoso, porque as interrupções são um importante gatilho de recaída. Na Guardian recomendamos enfaticamente que você se concentre em si mesmo e em seu próprio bem-estar durante um ano inteiro antes de iniciar um relacionamento.

Depois de entrar em um relacionamento romântico (assumindo que a pessoa com quem você se envolve também não está em recuperação), você pode se perguntar como conversar com ela sobre sua sobriedade.

Se você estiver em um primeiro encontro, provavelmente não há necessidade de explicar sua recuperação. Lembre-se de que relacionamentos românticos bem-sucedidos são construídos com base em uma comunicação honesta.

Se você beber continuamente (se você sair para jantar várias vezes e a pessoa com quem você namora continuar oferecendo álcool, ou se você recusar seus convites para ir ao bar repetidamente, etc.), convém explicar sua situação mais cedo mais tarde.

Somente você saberá quando é o momento certo. Mas quando você decidir discutir sua recuperação, informe a pessoa que está namorando que a sobriedade é sua principal prioridade.

Definir esse limite imediatamente ajudará você a continuar priorizando sua recuperação no futuro. Lembre-se também de que você não precisa deixar escapar todos os detalhes de sua história passada – não se apresse em divulgar informações pessoais.

Informando seus amigos sobre sua recuperação

Você provavelmente tinha dois tipos de amigos enquanto estava ativo em seu vício: amigos que se preocupavam com seu bem-estar e estavam torcendo para você ficar sóbrio e amigos com quem costumava beber e usar drogas.

Quando você ficar sóbrio, fará todo um grupo de novos amigos – amigos que você encontrará em reabilitação de pacientes internados , vida sóbria e reuniões de 12 etapas. Seus amigos sóbrios estarão lá para apoiá-lo e ouvi-lo, porque eles saberão exatamente o que você está passando.

Obviamente, entrar em recuperação não significa que você precisa descartar todos os seus velhos amigos. É uma boa ideia ficar longe de pessoas que ainda bebem demais ou usam drogas. Fique longe das pessoas com quem costumava se divertir – as pessoas que o incentivaram a continuar usando, em vez de encorajá-lo a ficar limpo e sóbrio .

Você pode se perguntar como informar seus amigos pré-existentes sobre sua recuperação. Lembre-se de que seus verdadeiros amigos sempre desejarão o melhor para você. Eles nunca questionarão sua decisão de ficar sóbrio.

Esteja preparado para responder a perguntas quando você se sentir bem com seus amigos, mas saiba que eles nunca vão questionar seus motivos ou pressioná-lo a voltar aos seus velhos hábitos.

Não existe um cronograma para conversar com seus amigos sobre sua recuperação – faça-o quando for a hora certa e quando você se sentir à vontade para fazê-lo.

Dizendo aos membros da sua família que você está em recuperação

As chances são de que seus familiares imediatos saibam tudo sobre sua jornada pessoal de recuperação . Quando se trata de membros da família mais afastados, você não precisa conversar com eles sobre sua recuperação, a menos que queira e sinta que isso é necessário.

Se você alguma vez prejudicou os membros de sua família durante seu vício ativo, você será solicitado a fazer as pazes com eles eventualmente. Explicar sua sobriedade aos membros da família geralmente acontece durante o processo de reparação – não se apresse!

Se você tiver dúvidas sobre o cronograma, pergunte ao  ou outro suporte sóbrio – ou entre em contato conosco no com todas as perguntas que possa ter.

70 / 100
Open chat
Grupo Recuperando Vida Olá! Como posso ajudar?