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Tratamento para Depressão

Tratamento para Depressão quando você está deprimido, pode parecer que você nunca vai sair de uma sombra escura. No entanto, mesmo a depressão mais grave é tratável. Portanto, se a sua depressão o está impedindo de viver a vida que deseja, não hesite em procurar ajuda. Da terapia à medicação e mudanças no estilo de vida saudável, há muitas opções de tratamento disponíveis.

Claro, assim como não há duas pessoas afetadas pela depressão exatamente da mesma maneira, também não existe um tratamento “tamanho único” para curar a depressão. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Ao se tornar o mais informado possível, porém, você pode encontrar os tratamentos que podem ajudá-lo a superar a depressão, sentir-se feliz e esperançoso novamente e recuperar sua vida.

Dicas para tratamento de depressão

Aprenda o máximo que puder sobre sua depressão. É importante determinar se os seus sintomas de depressão se devem a uma condição médica subjacente. Nesse caso, essa condição precisará de um tratamento primeiro. A gravidade de sua depressão também é um fator. Quanto mais grave for a depressão, mais intensivo será o tratamento de que você provavelmente precisará.

Leva tempo para encontrar o tratamento certo. Pode ser necessária alguma tentativa e erro para encontrar o tratamento e uma clinica  suporte mais adequados para você. Por exemplo, você dentro de uma clinica tem a  possibilidade de fazer uma terapia, pode levar algumas tentativas para encontrar forma para realmente que  se sinta bem.

Ou você pode tentar um antidepressivo, apenas para descobrir que não precisa dele se fizer uma caminhada diária de meia hora. Esteja aberto a mudanças e um pouco de experimentação.

Não confie apenas em medicamentos. Embora a medicação possa aliviar os sintomas da depressão, geralmente não é adequada para uso a longo prazo.

Outros tratamentos, incluindo exercícios e terapia, podem ser tão eficazes quanto medicamentos, muitas vezes até mais, mas não têm efeitos colaterais indesejados. Se você decidir tentar a medicação, lembre-se de que a medicação funciona melhor quando você faz mudanças saudáveis ​​no estilo de vida.

Obtenha apoio social. Quanto mais você cultiva suas conexões sociais, mais protegido você fica da depressão. Se você estiver se sentindo travado, não hesite em falar com familiares ou amigos de confiança, ou procure novos contatos em um grupo de apoio à depressão, por exemplo.

Pedir ajuda não é sinal de fraqueza e não significa que você é um fardo para os outros. Freqüentemente, o simples ato de falar com alguém cara a cara pode ser de grande ajuda.

O tratamento exige tempo e compromisso. Todos esses tratamentos para depressão levam tempo e, às vezes, podem parecer opressores ou frustrante mente lentos. Isso é normal. A recuperação geralmente tem seus altos e baixos.

Mudanças no estilo de vida: uma parte essencial do tratamento da depressão

Mudanças no estilo de vida são ferramentas simples, mas poderosas no tratamento da depressão. Às vezes, eles podem ser tudo de que você precisa. Mesmo que você também precise de outro tratamento, fazer as mudanças certas no estilo de vida pode ajudar a aliviar a depressão mais rapidamente – e evitar que ela volte.

Mudanças no estilo de vida para tratar a depressão

Exercício. O exercício regular pode ser tão eficaz no tratamento da depressão quanto um medicamento . Os exercícios não apenas aumentam a serotonina, as endorfinas e outras substâncias químicas cerebrais que fazem você se sentir bem, como também desencadeiam o crescimento de novas células e conexões cerebrais, assim como os antidepressivos.

O melhor de tudo é que você não precisa treinar para uma maratona para colher os benefícios. Mesmo uma caminhada diária de meia hora pode fazer uma grande diferença. Para resultados máximos, tente fazer 30 a 60 minutos de atividade aeróbica na maioria dos dias.

Suporte social. Redes sociais fortes reduzem o isolamento, um fator de risco chave para a depressão. Mantenha contato regular com amigos e familiares ou considere ingressar em uma classe ou grupo. O voluntariado é uma ótima maneira de obter apoio social e ajudar os outros, ao mesmo tempo que ajuda a si mesmo.

Nutrição. Comer bem é importante para sua saúde física e mental. Comer refeições pequenas e bem balanceadas ao longo do dia ajudará você a manter sua energia e minimizar as oscilações de humor. Embora você possa ser atraído por alimentos açucarados pelo rápido impulso que eles fornecem, os carboidratos complexos são a melhor escolha. Eles vão fazer você continuar sem a quebra do açúcar tão cedo.

Dormir. O sono tem um forte efeito sobre o humor. Quando você não dorme o suficiente, seus sintomas de depressão pioram. A privação de sono exacerba a irritabilidade, mau humor, tristeza e fadiga. Certifique-se de dormir o suficiente todas as noites . Muito poucas pessoas se dão bem com menos de sete horas por noite. Procure algo entre sete a nove horas todas as noites.

Redução do estresse. Faça mudanças em sua vida para ajudar a controlar e reduzir o estresse . O excesso de estresse agrava a depressão e o coloca em risco de uma depressão futura. Pegue os aspectos de sua vida que o estressam, como sobrecarga de trabalho ou relacionamentos sem apoio, e encontre maneiras de minimizar seu impacto.

Descartando as causas médicas da depressão

Se você suspeita que pode estar deprimido e as mudanças no estilo de vida não funcionaram, marque uma consulta com seu médico para um check-up completo. Se sua depressão for resultado de causas médicas, a terapia e os antidepressivos pouco farão para ajudar. A depressão não vai desaparecer até que o problema de saúde subjacente seja identificado e tratado.

Seu médico irá verificar se há condições médicas que simulam depressão e também se certificará de que você não está tomando medicamentos que podem causar depressão como efeito colateral. Muitas condições médicas e medicamentos podem causar sintomas de depressão , incluindo tristeza, fadiga e perda de prazer.

O hipotireoidismo, ou tireoide hipoativa, é um destruidor de humor particularmente comum, especialmente em mulheres . Os adultos mais velhos, ou qualquer pessoa que tome muitos medicamentos diferentes todos os dias, correm o risco de interações medicamentosas que causam sintomas de depressão. Quanto mais medicamentos você toma, maior o risco de interações medicamentosas.

Psicoterapia para tratamento da depressão

Se não houver uma causa médica subjacente para seus sintomas de depressão, a psicoterapia pode ser um tratamento extremamente eficaz. O que você aprende na terapia lhe dá habilidades e  para se sentir melhor e ajuda a prevenir o retorno da depressão.

Existem muitos tipos de terapia disponíveis. Três dos métodos mais comuns usados ​​no tratamento da depressão incluem terapia cognitivo-comportamental, terapia interpessoal e terapia psicodinâmica. Freqüentemente, uma abordagem combinada é usada.

Alguns tipos de terapia ensinam técnicas práticas sobre como reformular o pensamento negativo e empregar habilidades comportamentais no combate à depressão. A terapia também pode ajudá-lo a lidar com a raiz de sua depressão, ajudando-o a entender por que você se sente de determinada maneira, quais são os seus gatilhos para a depressão e o que você pode fazer para se manter saudável.

Terapia e “o quadro geral” no tratamento da depressão

Uma das marcas da depressão é se sentir oprimido e ter problemas para se concentrar. A terapia ajuda você a dar um passo para trás e ver o que pode estar contribuindo para sua depressão e como você pode fazer mudanças. Aqui estão alguns dos temas “gerais” em que a terapia pode ajudar:

Relacionamentos. Compreender os padrões de seus relacionamentos , construir relacionamentos melhores e melhorar os relacionamentos atuais ajudará a reduzir o isolamento e a construir apoio social, importante na prevenção da depressão.

Definindo limites saudáveis. Se você está estressado e oprimido e sente que simplesmente não consegue dizer não, corre mais risco de sofrer de depressão. Definir limites saudáveis ​​nos relacionamentos e no trabalho pode ajudar a aliviar o estresse, e a terapia pode ajudá-lo a identificar e validar os limites certos para você.

Lidando com os problemas da vida. Conversar com um terapeuta de confiança pode fornecer um bom feedback sobre maneiras mais positivas de lidar com os desafios e problemas da vida.

Terapia individual ou em grupo?

Ao ouvir a palavra “terapia”, você pode automaticamente pensar em sessões individuais com um terapeuta. No entanto, a terapia de grupo também pode ser muito útil no tratamento da depressão. As sessões de terapia em grupo e individual geralmente duram cerca de uma hora. Quais são os benefícios de cada um? Na terapia individual, você está construindo um relacionamento forte com uma pessoa e pode se sentir mais confortável em compartilhar algumas informações confidenciais com uma pessoa do que com um grupo. Você também recebe atenção individualizada.

Na terapia de grupo, ouvir colegas passando pelas mesmas dificuldades pode validar suas experiências e ajudar a construir a autoestima. Frequentemente, os membros do grupo estão em pontos diferentes de sua depressão, então você pode obter dicas tanto de alguém nas trincheiras quanto de alguém que já superou um problema desafiador. Além de oferecer inspiração e ideias, participar da terapia em grupo também pode ajudar a aumentar suas atividades na Clinica Grupo Recuperando Vida

Quando as coisas ficam difíceis na terapia

Como acontece com a reforma de uma casa, quando você desmonta coisas que não funcionaram bem em sua vida, muitas vezes as faz parecer piores antes de melhorar. Quando a terapia parecer difícil ou dolorosa, não desista. Se você discutir seus sentimentos e reações honestamente com seu terapeuta, isso o ajudará a seguir em frente, em vez de voltar para seus métodos antigos e menos eficazes.

No entanto, se a conexão com seu terapeuta começar a parecer forçada ou desconfortável, não tenha medo de explorar outras opções de terapia também. Uma forte relação de confiança é a base de uma boa terapia.

Encontrar um terapeuta

Uma das coisas mais importantes a se considerar ao escolher um terapeuta é sua conexão com essa pessoa. O terapeuta certo será um parceiro atencioso e solidário no seu tratamento e recuperação da depressão.

Existem muitas maneiras de encontrar um terapeuta:

  • O boca a boca é uma das melhores maneiras de encontrar um bom terapeuta. Seus amigos e familiares podem ter algumas ideias, ou seu médico de atenção primária pode fornecer uma referência inicial.
  • As organizações nacionais de saúde mental também podem ajudar com listas de referência de provedores credenciados licenciados.
  • Se o custo for um problema, verifique os centros locais para idosos, organizações religiosas e clínicas comunitárias de saúde mental. Esses lugares costumam oferecer terapia em uma escala móvel para pagamento.

Tratamento medicamentoso para depressão

A medicação para depressão pode ser o tratamento mais anunciado para a depressão, mas isso não significa que seja o mais eficaz. A depressão não se trata apenas de um desequilíbrio químico no cérebro. A medicação pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da depressão moderada e grave, mas não cura o problema subjacente e geralmente não é uma solução de longo prazo.

Os medicamentos antidepressivos também trazem efeitos colaterais e questões de segurança, e a retirada pode ser muito difícil. Se você está considerando se a medicação antidepressiva é certa para você, aprender todos os fatos pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada .

Mesmo se você decidir tomar medicamentos para depressão, não ignore os outros tratamentos. Mudanças no estilo de vida e terapia não apenas ajudam a acelerar a recuperação da depressão, mas também fornecem habilidades para ajudar a prevenir uma recorrência.

Terapia TMS para depressão

Se você está sofrendo de depressão grave que é resistente a terapia, medicamentos e autoajuda, a terapia com STM pode ser uma opção. A terapia de estimulação magnética transcraniana (TMS) é um tratamento não invasivo que direciona pulsos de energia magnética recorrentes nas regiões do cérebro que estão envolvidas no humor. Esses pulsos magnéticos passam sem dor pelo crânio e estimulam as células cerebrais, que podem melhorar a comunicação entre as diferentes partes do cérebro e aliviar os sintomas de depressão.

Embora a STM possa melhorar a depressão resistente ao tratamento, isso não significa que seja uma cura para a depressão ou que seus sintomas não voltem. No entanto, pode fornecer melhorias suficientes em sua energia e impulso para permitir que você comece a terapia da conversa ou faça mudanças no estilo de vida – como melhorar sua dieta, exercícios e construir sua rede de apoio – que podem ajudar a preservar sua recuperação da depressão a longo prazo . Para mais informações sobre STM e depressão, leia  Terapia por Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) .

Tratamentos alternativos e complementares para depressão

Tratamentos alternativos e complementares para a depressão podem incluir suplementos de vitaminas e ervas, acupuntura e técnicas de relaxamento, como meditação consciente , ioga ou tai chi.

Vitaminas e suplementos para tratamento da depressão

O júri ainda não decidiu se os remédios de ervas, vitaminas ou suplementos funcionam bem no tratamento da depressão. Embora muitos suplementos estejam amplamente disponíveis sem receita, em muitos casos sua eficácia não foi comprovada cientificamente. Se os seus sintomas de depressão se devem em parte à deficiência nutricional, você pode se beneficiar com suplementos vitamínicos , mas isso deve ser recomendado pelo seu profissional de saúde.

Se você decidir experimentar suplementos naturais e à base de ervas, lembre-se de que eles podem ter efeitos colaterais e interações medicamentosas ou alimentares. Por exemplo, a erva de São João – uma erva promissora usada no tratamento de depressão leve a moderada – pode interferir com medicamentos prescritos, como anticoagulantes, pílulas anticoncepcionais e antidepressivos prescritos. Certifique-se de que seu médico ou terapeuta saiba o que você está tomando.

Outros tratamentos alternativos para depressão

Técnicas de relaxamento. Além de ajudar a aliviar os sintomas da depressão, as técnicas de relaxamento também podem reduzir o estresse e aumentar a sensação de alegria e bem-estar. Experimente ioga, respiração profunda, relaxamento muscular progressivo ou meditação.

Acupuntura. A acupuntura, técnica de usar agulhas finas em pontos específicos do corpo para fins terapêuticos, está cada vez mais sendo investigada como um tratamento para a depressão, com alguns estudos mostrando resultados promissores. Se você decidir tentar a acupuntura, certifique-se de encontrar um profissional qualificado e licenciado.

 

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