Grupo Recuperando Vida

Tratamento para Alcoólatras

Tratamento para Alcoólatras

O tratamento para alcoólatras deve ter seu enfoque bem estabelecido na pessoa dependente alcoólica, pois existem diferenças do alcoólatra quando comparado à dependentes de outras substâncias psicoativas, que devem ser levadas em consideração para equipe de tratamento para alcoolismo. Neste artigo você encontrará informações do tratamento do Grupo Recuperando Vida e os tipos de tratamento do alcoolismo mais eficazes e acessíveis no Brasil.

Dependendo do caso, pode não ser tão fácil identificar uma pessoa alcoólica, mas de um modo geral, conseguimos identificar um alcoólatra através de alguns sintomas do alcoolismo visto mais detalhadamente na pániga alcoolismo. Seguem alguns fatores de dependência do álcool versus problema:

  • USO NOCIVO:
    • Consumo eventual;
    • Alta incidência de problemas;
    • Consumo em baixas quantidades;
    • Consumo de baixo risco.
  • DEPENDÊNCIA:
    • Consumo em altas quantidades;
    • Alta incidência de problemas;
    • Consumo em Altas quantidades;
    • Baixa incidência de problemas.

Jellinek propôs, em meados da década de 1960, a curva do alcoolismo, cujas fases da dependência alcoólica são caracterizadas com determinados comportamentos comuns entre os alcoólatras, onde se pode ilustrar tanto a progressão da dependência como a progressão da recuperação.

Porém, em 1976, Grifft Edwards e Milton Cross propuseram o conceito de dependência (SDA) utilizado até hoje:

Síndrome de dependência

Tratamento para alcoolismoO conceito de síndrome é utilizado na medicina para designar um agrupamento de sinais e sintomas. Nem todos os elementos estão presentes em todos os casos de alcoolismo, nem para o tratamento para alcoólatras, porém, é uma base que permite o reconhecimento da síndrome e não síndrome e, no caso da síndrome da dependência alcoólica traz os seguintes elementos-chave:

 

  • Estreitamento do repertório: conforme o alcoolismo avança, os estímulos relacionam-se crescentemente com o alívio ou a evitação da abstinência. Logo, o repertório pessoal torna-se cada vez mais restritivo, com padrões cada vez mais fixos: o indivíduo passa a ingerir a mesma bebida, no mesmos horários e nas mesmas condições; as companhias, o estado de humor, ou as circunstâncias vão se tornando cada vez menos relevantes.
  • Saliência do uso: com o avanço da dependência, o alcoolista passa a priorizar a manutenção da ingestão do álcool. O consumo vai se tornando mais importante que a família, que o trabalho, que a casa, que a saúde. O alcoólico passa a centrar seu comportamento e suas atividades em função do álcool, organizando sua vida e seus compromissos conforme a existência ou não da bebida;
  • Aumento da tolerância: o sistema nervoso central é capaz de desenvolver tolerância ao álcool. Tolerância é definida como a diminuição da sensibilidade aos efeitos do álcool, que ocorre como resultado da prévia exposição a ele. Clinicamente, a tolerância se manifesta no fato de, por exemplo, a pessoa ser capaz de ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica;
  • Sintomas de abstinência: os sintomas de abstinência resultam de adaptações feitas pelo cérebro à interrupções ou redução do uso da substância. A abstinência do álcool caracteriza-se principalmente pelos tremores, náuseas, sudorese e perturbação do humor, entre outros;
  • Alívio ou evitação dos sintomas de abstinência pelo aumento do consumo;
  • Percepção subjetiva da compulsão para o o uso;
  • Reinstalação após a abstinência.

Tipos de tratamento do alcoolismo

Existem diversos tipos de tratamento para alcoólatras dos quais citaremos alguns que são mais acessíveis pela população e mais eficazes no caso do alcoolismo:

Tratamento Voluntário e Involuntário

No tratamento para alcoólatras voluntário o dependente alcoólico entende e aceita um tratamento, seja por pressão familiar ou motivado pelas consequências dolorosas do alcoolismo.

No tratamento para alcoolismo involuntário o alcoólatra não consegue ou não quer encarar o seu problema com o alcoolismo, chegando até a negar as próprias evidências de sua dependência alcoólica, seja para continuar usando a substância, ou seja, para evitar as sensações desagradáveis da abstinência do álcool ou outros motivos.

Neste caso, o alcoólico é submetido à internação na clínica para tratamento de alcoólatras por seus familiares ou por um profissional da sa´pude. Sugerimos, neste caso, que os familiares entrem em contato com nossa equipe especializada em remoção para transportar o alcoólico de maneira segura até a clínica de reabilitação.

Seja qual for o caso, tratamento voluntário ou involuntário para alcoólatras, o paciente depende da motivação para a sua mudança e da capacidade da equipe de tratamento suscitar esta motivação no paciente.

> Conheça a clínica de reabilitação para alcoólatras do Grupo Recuperando Vida

Caráter da intervenção no tratamento para alcoólatras

Aqui se determina o tipo de intervenção que mais prevalece num determinado ambiente de tratamento para alcoólatras, podendo ser restrito apenas ao alcoólatra ou incorporar também pessoas de seu convívio.

  • Intervenção Farmacológica: utiliza-se de medicamentos (psicofármacos) para aliviar a fissura do alcoolismo e no tratamento para alcoólatras e das comorbidades relacionadas ao uso indevido do álcool;
  • Intervenção Psicológica: são realizadas psicoterapias individuais, em grupo, ou por meio de acompanhamento terapêutico;
  • Intervenção Social: modifica o contexto social ao redor do alcoolismo. Alguns exemplos são as unidades comunitárias de álcool, as ações de redução de danos e as abordagens sistêmicas.

Na prática, os ambientes terapêuticos, centros de tratamento para alcoolismo, oferecem intervenções combinadas como na clínica de reabilitação de tratamento para alcoólatras Grupo Recuperando Vida, que mescla diversos tipos de abordagens para o tratamento do alcoolismo.

Estratégia terapêutica do tratamento para alcoolismo

É a combinação simultânea e consecutiva de três componentes que estabelecem as estratégias terapêuticas: tratamento profissional especializado em alcoolismo (com enfermaria, ambulatório, salas para terapias individuais e de grupo); estrutura de apoio não profissional (oficinas, centro cultural, atividades recreativas); e atividades de ajuda mútua ou autoajuda (programa dos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos)

Metas terapêuticas do tratamento de alcoólatras

É o propósito maior que o tratamento de alcoólatras pretende alcançar com a reabilitação das faculdades mentais do paciente, a mudança do estado mental, emocional e espiritual que foi limitado pelo uso do álcool para uma vida baseada em princípios, crenças e valores positivos para a sobriedade contínua do alcoólico.

No caso do tratamento do alcoólico do Grupo Recuperando Vida, a meta terapêutica é tratar do paciente a partir da abstinência completa do álcool, diferente de outras abordagens cujas metas são a redução da oferta ou a redução de danos, que se interessam em modificar as consequências do consumo do álcool sem necessariamente influenciar no beber do alcoólico ou influenciar até certo ponto.

Filosofia do tratamento para alcoólatras

A filosofia do tratamento para alcoólatras do Grupo Recuperando Vida é baseada numa orientação multifatorial, sobretudo sob os modelos de:

  • Orientação Psicológica;
  • Orientação Sociocultural;
  • Orientação Espiritual.

Definimos a dependência alcoólica  como resultado de determinantes psicogênicasm cini a exoressão de conflitos ou disfunções emocionais, além de ser também reflexo de uma alteração no processo de socialização da pessoa e também com embasamento espiritual, não religioso que, porém, estabelecem princípios éticos, morais e espirituais, inerentes ao tratamento para alcoólatras.

Plano de tratamento para o alcoólico

O plano de tratamento para o alcoólico do Grupo Recuperando Vida é embasado na evolução do paciente em sua reabilitação. Inicialmente focamos na abstinência completa do alcoolista, no manejo da fissura e no tratamento de complicações clínicas.

Num segundo momento, a equipe profissional discute entre si e certifica-se de que o paciente esteja evoluindo no sentido da recuperação com a ajuda dos familiares do paciente, das terapias individuais e de grupo, das avaliações de entendimento , experiência e vivência do programa dos 12 Passos de Alcoólicos Anônimos, entre outras técnicas e estratégias que resultam em melhorias significativas para o paciente alcoólico.

Tempo de permanência mínima no tratamento

O tempo de tratamento para alcoolismo pode variar de acordo com cada caso, no entanto, o tempo médio padrão da clínica Grupo Recuperando Vida é de 6 meses de tratamento, pois sabemos que as melhoras do paciente no tratamento começam a ser sentidas e apresentadas após 3 meses de tratamento.

Open chat
Como posso ajudar
Olá, seja bem vindo ao Grupo Recuperando Vida estamos aqui para tirar todas as suas duvidas nosso atendimento 24 horas