Tratamento psiquiátrico

Tratamento psiquiátrico

A dependência química é uma doença que afeta muitos aspectos da vida de quem sofre com ela: saúde do corpo e da mente, relação com familiares e amigos, trabalho, perspectivas de futuro e tantos outros. Por essa razão, nada mais justo que o tratamento psiquiátrico para tirar o indivíduo dessa dependência seja completo para contemplar todas essas faces do problema.

Em uma clínica de reabilitação como a Recuperando Vida, o atendimento aos pacientes é constituído por diversas etapas. Agora, você vai saber mais sobre como funciona o acompanhamento psiquiátrico especialmente voltado para os dependentes químicos.

Existem algumas drogas que agem como depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC), sendo os principais exemplos o álcool, heroína, morfina e codeína. Nesses casos, o acompanhamento psiquiátrico é essencial, porque poucas horas depois de o consumo das drogas ser suspenso, o dependente começará a sentir os sintomas de uma forte crise de abstinência.

É aí que entra em cena a figura do psiquiatra, que vai prescrever os remédios necessários para conter essa crise. Poucas pessoas sabem, mas a abstinência, em casos mais graves de dependência, pode até levar à morte se não for tratada.

Além das drogas depressoras do Sistema Nervoso Central, existem as perturbadoras e as estimulantes desse sistema.

O conjunto de drogas que agem sobre o SNC chama-se drogas psicotrópicas.

O Sistema Nervoso Central é o responsável por comandar todas as sensações do nosso corpo, por meio de células chamadas de neurônios que se comunicam umas com as outras através dos neurotransmissores. As drogas psicotrópicas, apesar de não serem produzidas pelo nosso organismo, têm a capacidade de agir nos mesmos lugares desses neurotransmissores.

É por isso que o uso desse tipo de droga, especialmente quando se dá por um tempo prolongado, compromete seriamente o SNC, de modo que se torna necessário o uso de medicamentos, algumas vezes, pelo resto da vida.

Devemos destacar que apenas um médico pode prescrever a medicação e que ela pode ser diferente para cada paciente, dependendo da sua condição. Por isso, na clínica Recuperando Vida, os pacientes têm consultas periódicas com os psiquiatras para acompanhar se aquele medicamento está surtindo o efeito desejado, se será necessário trocá-lo ou não e se a dosagem está correta.

Alguns dependentes tomam os remédios por um período e depois não precisam mais. Outros devem tomar pelo resto da vida. Isso depende de muitos fatores, especialmente por quanto tempo o indivíduo fez uso de drogas. O mais importante a ser destacado é que sob hipótese alguma um indivíduo pode deixar de tomar o medicamento ou reduzir a dosagem por conta própria, sob risco de comprometer todo o seu tratamento.

Assim, quando o paciente recebe alta da internação, ele e sua família são responsáveis por garantir que os medicamentos vão continuar sendo tomados nos horários e dosagens corretas.

O tratamento psiquiátrico é parte essencial da reabilitação de quem foi dependente de drogas psicotrópicas, mas só tem o efeito desejado quando acontece em conjunto com os outros tratamentos, como terapia individual, terapia de grupo, acompanhamento nutricional, atividades físicas e outros.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5 (800 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...