Afinal, quais fatores levam a uma dependência química?

Afinal, quais fatores levam a uma dependência química?

Que as drogas causam o vício e a dependência isso você já sabe, mas o que poucas pessoas sabem é o quais são os fatores que acabam causando a dependência química de determinada droga. Desde a curiosidade até a pressão social causada por amigos, são diversos os motivos que podem levar uma pessoa a usar drogas pela primeira vez, mas o que leva a que ela continue fazendo esse uso?

Se você tem interesse por esse assunto, continue lendo esse texto e tire todas as suas dúvidas sobre quais são os fatores que levam a uma dependência química. Boa leitura!

Tipos de dependência química

Antes de falarmos sobre o que leva ao quadro de dependência química, é preciso esclarecer que existem diversos tipos de dependência química, e que cada uma delas demanda um tipo de tratamento diferente. Somente através desses tratamentos é possível que a pessoa viciada venha a se recuperar e também a recuperar o controle da sua vida.

Fatores que causam a dependência química

Como já citamos anteriormente, são diversos os fatores que podem levar uma pessoa a fazer uso de drogas pela primeira vez. No entanto, geralmente esse uso é causado pela vontade de fazer parte de um grupo (quando falamos de adolescentes viciados em drogas), ou então pela falta de habilidade em lidar com certos problemas, depressão, entre outros aspectos (quando falamos sobre pessoas adultas viciadas em drogas).

Além disso, outro fator que também está relacionado à dependência química é o cultural, você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a forma como algumas drogas são tratas em algumas civilizações.

A relação do álcool com o uso de outras drogas

Não é raro ouvir de pessoas viciadas em drogas que a primeira droga com que tiveram contato foi o álcool, isso porque além de ser uma droga legalmente aceita, o álcool é barato e de fácil acesso. Apesar de existirem leis proibindo o consumo de álcool por menores de idade, sabemos que não é muito difícil que alguém com menos de 18 anos tenha acesso a uma garrafa de bebida por aí, o que acontece justamente pela preocupação de muitos estabelecimentos estarem preocupados apenas em vender, não se importando para quem essa venda será feita.

E o que o consumo de álcool tem a ver com o uso de outras drogas? A lógica funciona quase que da mesma forma como o vício se estabelece, em busca de algo que possa prolongar o efeito obtido por mais tempo, muitos dependentes acabam deixando o álcool de lado para buscarem em outras substâncias o efeito desejado. Ou seja, o álcool serviu como uma porta de entrada para drogas mais pesadas.

Além de todos esses fatores, existe ainda a predisposição genética, comprovada cientificamente. Ou seja, algumas pessoas possuem mais predisposição ao vício em drogas do que outras. Por isso, quando se trata da internação de um paciente viciado em drogas, todo o seu histórico é levado em consideração, buscando sempre o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades e particularidades.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

950 votes, average: 4,90 out of 5950 votes, average: 4,90 out of 5950 votes, average: 4,90 out of 5950 votes, average: 4,90 out of 5950 votes, average: 4,90 out of 5 (950 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...