O que são drogas e quais são seus efeitos

O que são drogas e quais são seus efeitos

As drogas são substâncias sintéticas ou naturais capazes de modificar as funções do organismo quando injetadas ou introduzidas a um ser vivo.

Apesar de relacionarmos o termo drogas sempre a substâncias psicoativas prejudiciais a nossa saúde, qualquer substância capaz de prevenir ou promover a cura de alguma doença também pode ser considerado droga. Como é o caso de medicamentos, como antidepressivos ou morfina.

No entanto, na maior parte das vezes “drogas” refere-se a substâncias psicoativas ilícitas, conhecidas por ocasionarem diversas alterações no estado de consciência do usuário. Provocando alucinações, até outros efeitos.

Tipos de drogas e seus efeitos

Existem três tipos de drogas, que são as drogas depressoras, estimulantes, e perturbadoras, confira-as abaixo:

As drogas depressoras

são as responsáveis por diminuir a atividade cerebral do nosso sistema nervoso. Alguns exemplos de drogas depressoras é o Álcool, lança perfume, ópio, morfina, entre outros.

Seus efeitos fazem com que a atenção e memória do indivíduo seja reduzida, nesses casos, o indivíduo ainda pode entrar em coma.

Já as drogas estimulantes

aumentam a atividade cerebral, deixando a pessoa extremamente ativa, sem sono e apetite. Exemplos de drogas como estas, são as anfetaminas, e a nicotina.

As drogas perturbadoras

são as alucinógenas, que age alterando a funcionalidade do cérebro, fazendo com o que mesmo funcione de modo anormal.

Nesse caso, a percepção do indivíduo é alterada, resultando em diversos delírios e efeitos alucinatórios.

Como exemplos de drogas desse tipo, podemos citar o LSD, maconha e ectasy.

Conheça abaixo alguns exemplos de drogas, e os efeitos que causam em nosso organismo.

Purple Drank

O Purple Drank é uma mistura de diversos elementos incluindo a codeína.

Os seus efeitos fazem com que o usuário fique com a pele pálida, causando também efeitos como a sonolência, e uma respiração lenta, além de ser extremamente viciante para quem a bebe.

Entretanto, o uso abusivo do Purple Drank pode levar qualquer pessoa facilmente ao estado de óbito, uma vez que a bebida causa uma lentidão considerável tanto a respiração, quanto aos batimentos do coração.

LSD

O LSD é uma das substâncias mais facilmente encontradas em baladas ou festas, é também uma das substâncias psicoativas mais conhecidas.

Criada quase por acaso, por um químico chamado Albert Hoffman, que buscava pela cura do resfriado, mas que acidentalmente produziu o que hoje chamamos de LSD.

Seus efeitos provocam reações alucinógenas, dando um maior peso as sensações sensoriais ou visuais do usuário.

Cogumelos Alucinógenos

Os cogumelos alucinógenos possuem efeitos parecidos com os do LSD, no entanto, com uma intensidade um pouco reduzida. Os cogumelos causam efeitos de euforia, e distorções sensoriais.

Quais são as consequências do uso de drogas? 

As consequências pelo uso de drogas variam, podendo ser divididas entre as consequências psíquicas e as consequências físicas.

As consequências físicas podem fazer o usuário desenvolver doenças pulmonares, cardiovasculares, ou até mesmo chegar a um estado de óbito através de uma overdose.

As consequências psíquicas podem vim a ser a psicose, depressão, e perturbações do comportamento.

Contudo, os usos de drogas ilícitas apenas trazem consequências –muitas vezes desastrosas- aos indivíduos.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5 (800 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...