Drogas Recreativas: Conheça os malefícios que ela traz para o organismo

Drogas Recreativas: Conheça os malefícios que ela traz para o organismo

As drogas recreativas são aquelas que causam efeitos alucinógenos, proporcionam uma pequena fuga da realidade. Os seus efeitos são aproveitados por muitas pessoas, normalmente em festas e reuniões de amigos. Essas substâncias causam diversos malefícios ao nosso organismo. Seja a curto ou a longo prazo, as consequências não são boas.

Ainda que ofereçam essa fuga da vida real, os efeitos produzem sérios danos cerebrais. Podem desenvolvem uma série de doenças, pois o usuário não consegue controlar a vontade de usar, devido aos efeitos viciantes, que resultam na dependência.

Outro grande problema é que esses alucinógenos tão prejudiciais são de consumo ilegal. Além de trazer malefícios com uma ilusória sensação de bem-estar, o vício ultrapassa os limites da legalidade.

As drogas recreativas e as doenças mentais

Há uma ligação entre os problemas de saúde mental e o uso contínuo de drogas. O uso de drogas pode impulsionar ou causar uma doença mental. Alguns grupos de pessoas têm maior probabilidade de desenvolver distúrbios psiquiátricos, para esses o consumo das substâncias ilícitas é ainda mais perigoso.

Os usuários de drogas que já possuem histórico familiar de doenças como esquizofrenia ou depressão, aumentam as chances de evoluir para esses quadros clínicos. Ainda que todos estejam sujeitos a essas consequências, essas pessoas com histórico estão ainda mais suscetíveis a isso.

O consumo precoce de alucinógenos

O início do consumo de forma precoce, ainda no início da adolescência, pode ter também severas consequências. Para os que iniciam o vício ainda muito jovens, grandes são as chances de no futuro terem uma doença psicótica. Nessa fase o cérebro humano ainda está em desenvolvimento, por isso as consequência de uso de drogas são graves.

A ansiedade e a depressão são os mais comuns para aqueles que passaram grande parte da vida no consumo de drogas. O uso cotidiano de drogas, por um grande espaço de tempo, produz no organismo efeito potencializador, para desfechos com quadros de depressão e até de psicose.

Entretanto, além dos efeitos a longo prazo, há malefícios que são vistos ainda no início do consumo. A própria intenção de preencher algum vazio de cunho pessoal, faz com que a sobriedade represente um momento ruim. A depressão, ansiedade e sentimentos negativos tomam conta do sujeito.

Um outro quadro bem comum entre os jovens usuários é o de paranoia. As altas e frequentes doses produzem pensamentos distorcidos sobre a realidade, afetam a convivência social.

Isso tudo contribui para continuar o uso, a fim de eliminar as sensações ruins do estado sóbrio. Uma ocorrência comum é com aqueles que ingerem substâncias como ecstasy e cocaína em excessos, normalmente em fins de semana, durante os dias da semana seguinte são tomados por baixas no humor e sentimentos negativos.

O consumo de drogas recreativas destroem o corpo humano de dentro para fora. A começar pelo cérebro, que é responsável por comandar os processos do nosso organismo. Assim, causam problemas de forma imediata e a provável destruição a longo prazo. Caso esteja em um dos quadros descritos, não deixe de procurar ajuda.

 

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

950 votes, average: 4,90 out of 5950 votes, average: 4,90 out of 5950 votes, average: 4,90 out of 5950 votes, average: 4,90 out of 5950 votes, average: 4,90 out of 5 (950 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...