Doença causada pela maconha

Doença causada pela maconha

É notável a decadência da sociedade por causa das drogas, apesar de surgir novas drogas a cada dia, a maconha é a que mais atingi pessoas de várias classes sociais, principalmente a classe mais baixa por ser uma das drogas mais acessível.

Muitas vezes o uso da maconha é considerado inofensivos, embora alguns tem a autorização de usar a maconha para fins medicinais, a maconha é uma droga ilícita, sua comercialização no Brasil sem autorização é crime.

O uso da maconha traz danos cerebrais irreversíveis, os efeitos da maconha no cérebro tem causados doenças graves que estão desafiando a medicina, muitas vezes o uso da maconha começa com o uso de outras drogas mais leves como cigarro e álcool que abre o caminho para o primeiro contato com a maconha.

As famílias que tem que lidar com um usuário de maconha não raro passam por episódios tristes, visto que a maconha age diretamente no cérebro alterando as funções cognitivas tirando do usuário a capacidade de raciocínio lógico. Entre as doenças causadas pelo uso da maconha estão:

TDHA – TRANTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

A dependência da maconha está relacionada com o desenvolvimento do TDHA, isso acontece porque o usuário de maconha passa colocar seu vício em primeiro lugar, comprometendo atividades sociais como o aprendizado escolar e no trabalho.

Entre os sintomas do TDHA estão a perda de memória recente e a falta de concentração, uma dificuldade no tratamento do usuário é que a dependência química piora o TDHA e num efeito de círculo vicioso o TDHA aumenta a dependência química.

ESQUIZOFRENIA

Pessoas começam desenvolver esse distúrbio quando os pensamentos ficam desorganizados, criando na mente do esquizofrênico cria em sua mente situações fora da realidade, como mania de perseguição.

Os usuários de maconha pode desenvolver esse distúrbio mental principalmente em duas situações: quando o uso da maconha começa muito cedo, na juventude o cérebro ainda está em seu processo de amadurecimento onde os efeitos do uso da maconha é ainda mais trágico; a outra situação é quando a pessoa já tem uma tendência de desenvolver a esquizofrenia.

Para esses usuários, o uso da maconha provoca alucinações, delírios e surtos psíquicos que são respostas cerebrais ao princípio ativo da maconha.

ABSTINÊNCIA QUÍMICA

Muito começam usar a maconha como recreação, esse hábito pode ser associado com o uso de outras substâncias viciantes, no entanto a maconha é uma droga que vicia rapidamente, o usuário pode ter uma crise de abstinência no mesmo dia do seu uso.

Os sintomas de abstinência da maconha pode ser observados até mais de 30 depois do último uso, entre estes sintomas estão a vontade obsessiva pelo uso, falta de apetite, agressividade, irritabilidade, emagrecimento, insônia e pesadelos.  Os efeitos da abstinência da maconha pode variar para cada indivíduo.

ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Entre os sintomas mais comuns aos usuários de maconha estão a ansiedade e depressão, principalmente para aqueles que já tem tendência depressivas. A ansiedade é caracterizada por falta de ar, tremores, taquicardia e sensação de pânico.

A depressão e ansiedade causada pelo uso da maconha contribui para o usuário se viciar mais rapidamente.

Tratamento de alcoolismo

Se livrar do álcool Cada vez é mais comum relatos de famílias destruídas pelo abuso do álcool, milhares de pessoas no mundo tem sofrido prejuízos materiais, físicos e emocionais. De fato beber sem controle tem causado muitas doenças levando a morte dos que não procuram ajuda para se livrar do vício em bebidas alcoólicas.

A grande maioria das pessoas que se encontram nessa situação tem dificuldade de aceitar um tratamento e negam os efeitos destrutivos do álcool em sua vida social. O que torna mais difícil recomendar um tratamento para elas.

Antes de falarmos dos tratamentos disponíveis para ajudar essas pessoa, precisamos afirmar que um dos passos fundamentais é a aceitação da pessoa que precisa de ajuda além disso ela precisa querer adotar um novo comportamento com respeito ao uso de bebidas alcoólicas.

Se você se tem uma pessoa amada nessa situação, você precisa ajuda-lo entender que sua vida vai ser mais significativa se recuperando com um desses tratamentos de alcoolismo, esse é um trabalho que requer muita paciência e amor.

GRUPOS DE AJUDA

O grupo mais comum de tratamento de alcoolismo são os Alcoólatras Anônimos conhecido como AA esse grupo é encontrado em quase todas as cidades. Seus associados são pessoas de todas idades, homens e mulheres de qualquer crença. Sua ideologia é ajuda mútua por meio das experiências dos benefícios da abstinência do álcool na vida associados mais antigos.

Uma das frases de auto ajuda mais usadas pelos seus frequentadores fala da importância de se evitar o primeiro gole, seus apoiadores são graduados de acordo com o tempo que estão sem usar bebidas. A participação no grupo AA é gratuitas, um tratamento de alcoolismo acessível a todas as classes sociais.

AJUDA MÉDICA

Muitos que precisam de um tratamento de alcoolismo podem procurar o profissional que cuida de transtornos, como ansiedade e depressão, nesse casos o psiquiatra pode solicitar exames para detectar alguma dessas patologias e recomendar remédios adequados.

AJUDA PSICOLÓGICA

Muitas questões emocionais podem estar ligado ao alcoolismo, também é recomendado procurar um psicólogo para identificar traumas que leva a pessoa a recorrer às bebidas em busca de fugir desses problemas emocionais.

INTERNAÇÃO EM CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO

Em caso extremos, principalmente quando o alcoólatra perde a noção de suas ações, um tratamento de alcoolismo que se faz necessário é e internação em clínicas de reabilitação para desintoxicação.

Nesse caso, a internação não traz a cura, mas ajuda o dependente do álcool a se livrar de toxinas do corpo devido uso excessivo, com acompanhamento médico o internado recupera a saúde, se alimentando nas hora certas e remédios para ajudar a lidar com a abstinência.

USO DE DROGAS TERAPÊUTICAS

É comum em comerciais de TV ou anúncios na internet de remédios, adesivos e drogas terapêuticas que promete ajudar como tratamento de alcoolismo. É preciso ter cuidado com esses medicamentos, pois além de caros nem sempre sua eficiência é comprovada. Qualquer uso desses recursos devem ser feita sob supervisão médica.

Como vimos há muitas opções de tratamento de alcoolismo, sem dúvida os que conseguiram uma vida mais saudável e feliz com seus familiares!

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5 (800 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...