Dependencia Quimica no Trabalho

DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO TRABALHO

A dependência química tem causado grandes prejuízos destrutivos veja aqui como muitas empresas tem sido afetadas e como é possível cuidar desse problema.

As drogas estão presentes em todos ambientes, inclusive no trabalho. O problema de uso de droga no trabalho além de colocar em risco a saúde do empregado pode trazer sérios problemas para o empregador e sua empresa.

O uso de drogas no trabalho é responsável por baixo rendimento profissional e muitos acidentes que causa prejuízos para empresa. É notado que até mesmo o uso de cigarros comuns na hora do expediente já é motivo de atraso de demandas.

Empresas em todo mundo já tomou medidas para que seus funcionários não fumem na hora das suas atividades, protegendo a saúde tanto de outros funcionários como de clientes. Exemplo: é totalmente inaceitável para um cliente ser atendido por um funcionário fumando, principalmente em ambientes que oferece serviços na área da saúde e alimentação.

No caso do cigarro empresas criam até salas especificas para fumantes usarem em tempo específicos o que fica mais fácil lidar com esses vícios, mas não é o caso de drogas mais pesadas ou ilícitas.

O uso do álcool no ambiente de trabalho também pode ser um desafio se a empresa contratar um funcionário que é alcoólatra. Uma pesquisa mostra que uma pessoa alcoólatra não é aquela que bebe demais, mas sim a pessoa que não consegue ficar sem beber, mesmo que seja pouco ela tem a dependência de beber com regularidade, ou fica aguardando ansiosamente a próxima oportunidade para beber.

Aos poucos o álcool vai dominando a vida da pessoa até que ela perde totalmente a noção de quando e quanta bebida usar. Muitos que perderam seu emprego por faltar demais. Essas faltas estão relacionado com o uso demasiados do álcool, o que muitas vezes não é relatado porque são dadas inúmeras desculpas pela falta.

Não seria sábio contratar ou aceitar um emprego que lida diretamente com bebidas alcoólatras como por exemplo em bar se sabe que tem problemas com o uso imoderado do álcool. É bem mais fácil lidar com o uso de cigarros e bebidas alcoólatras no trabalho mas no caso de outras drogas o desafio é bem maior.
COMO LIDAR COM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO TRABALHO
Para lidar com a dependência química no trabalho precisamos avaliar a questão de dois pontos de vista diferentes: Do ponto de vista de empregador e a visão como empregado. Assim vamos poder enxergar o que pode ser feito para vencer esse desafio.
Se você é empregador e sente os pesos da dependente química no trabalho é possível tomar medidas importantes. Lembre-se que cada funcionário é uma parte importante de sua empresa, por isso cuidar da saúde deles ou de todos funcionários é um investimento. Procurar programas de instruções e recuperação para inserir nas atividades da empresa certamente vão dar resultados. Geralmente esses programas são palestras preventivas ao uso de drogas.

No caso onde você é empregado e já percebeu que a dependência química tem atrapalhado seu desempenho no trabalho, é importante procurar ajuda urgentemente antes de lhe custar o seu valioso emprego ou prejuízo maior. O primeiro passo é reconhecer que sua dependência química existe. É possível cuidar dessa dependência sem se afastar do serviço, mas para isso é preciso se tratar o quanto antes.

 

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5 (800 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...