conheça os efeitos da droga no cérebro do usuário

conheça os efeitos da droga no cérebro do usuário

Conheça os efeitos da droga no cérebro do usuário

Os tipos de  drogas que  alteram a estrutura e o funcionamento do cérebro, provocando sensações e mudanças na consciência que podem ser muito prejudiciais a longo prazo. Mas, isso não é segredo para ninguém. Afinal de contas, se não fosse pelas alterações causadas, os usuários não teriam porque fazer uso das substâncias, não é mesmo?

Mas você sabe ao certo quais são os efeitos que cada droga causa no cérebro de um usuário? Se a sua resposta for não, continue lendo esse texto e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Efeito da maconha no cérebro

Apesar de ser considerada uma droga inofensiva, a maconha também tem poder de alterar o funcionamento e a estrutura do funcionamento no cérebro. Uma dessas mudanças é perceptível no córtex orbifrontal, parte do cérebro responsável pela tomada de decisões e também pelo processamento de emoções. Quando fuma maconha, essa parte do cérebro parece “encolher”.

Efeito do álcool no cérebro

Todo mundo sabe que o consumo de álcool afeta de forma direta o sistema nervoso do indivíduo, isso porque é perceptível o quanto ele fica lento, com dificuldades para se movimentar, falar e tem até mesmo a memória afetada, o que depende também da quantidade que se bebe.

Efeito da cocaína no cérebro

A cocaína é uma droga que pode ser consumida de diferentes formas, injetada, aspirada ou fumada, independentemente da forma como o indivíduo a coloca para dentro do seu corpo, os efeitos que ela causa no cérebro são os mesmos. Quando chega até o cérebro, ela causa um grande sentimento de euforia, o que é causado pela grande sobrecarga de dopamina. Essa é uma droga que possui ligação direta com as áreas ligadas ao prazer, e daí provém o seu alto poder viciante.

Efeito da heroína no cérebro

Assim que chega ao cérebro do usuário, a heroína acaba se transformando em morfina e estabelecendo uma ligação com as células do corpo em geral. Ela interfere de forma direta na forma como o indivíduo sente, principalmente em relação a dores. Outro efeito comum é o da euforia, assim como a cocaína.

Efeito do LSD no cérebro

Essa droga age no cérebro justamente na área que é responsável por regular o humor do indivíduo, inclusive agindo em outras áreas como a responsável por nossos níveis de estresse, e também alterando a forma como pensamos e reagimos. Ou seja, o LSD altera totalmente o comportamento do usuário. Mudanças bruscas de emoções e impulsividade também são provocadas pelo seu uso.

Efeitos do Ecstasy no cérebro

Outra droga sintética, o ecstasy tem sua função baseada na atividade de três neurotransmissores principais, a noradrenalina, dopamina e a serotonina. Dessa forma, atua de maneira direta no humor do indivíduo, podendo inclusive aumentar e melhorar consideravelmente o humor daqueles que utilizam a substância.

Efeitos do crack no cérebro

Essa droga é responsável por alterar o humor do indivíduo, bem como seu sono. Ela também pode provocar ataques de pânico, sensação de estar sendo perseguido, psicose e compulsão. Fazendo até mesmo com que ele chegue a cometer suicídio

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]