Grupo Recuperando Vida

Tratamento de ansiedade

Tratamento de Ansiedade

Adiantamos que, caso você esteja procurando por uma intervenção imediata para você ou para um ente querido dependente químico, entre em contato conosco através de nossos contatos abaixo:

Entre em Contato Conosco!
  Tratamento de Ansiedade uma série de profissionais e serviços de saúde oferecem informações, tratamento e suporte para condições de ansiedade, bem como uma série de coisas que você pode fazer para se ajudar. O tratamento eficaz ajuda você a aprender como controlar sua ansiedade para que ela não o controle. O tipo de tratamento dependerá do tipo de ansiedade que você está sentindo. Para sintomas leves, seu profissional de saúde pode sugerir mudanças no estilo de vida, como exercícios físicos regulares e redução dos níveis de estresse. Você também pode experimentar e-terapias online, muitas das quais são gratuitas, anônimas e facilmente acessíveis para qualquer pessoa com acesso à Internet. Quando os sintomas de ansiedade são moderados a graves, é provável que sejam necessários tratamentos psicológicos e / ou médicos.

O que causa ansiedade?

Uma condição de ansiedade não é desenvolvida ou causada por um único fator, mas por uma combinação de coisas. Vários outros fatores desempenham um papel, incluindo fatores de personalidade, experiências de vida difíceis e saúde física.

História familiar de problemas de saúde mental

Algumas pessoas que apresentam problemas de ansiedade podem ter uma predisposição genética para a ansiedade e essas condições podem, às vezes, ser familiares. No entanto, ter um dos pais ou um parente próximo experimentando ansiedade ou outro problema de saúde mental não significa que você desenvolverá ansiedade automaticamente.

Quem pode ajudar

Existem muitos tratamentos eficazes para a ansiedade  e , quanto mais cedo você procurar ajuda, mais cedo poderá se recuperar .

Uma série de indivíduos e organizações fornecem suporte para pessoas que sofrem de ansiedade. Enquanto algumas pessoas podem precisar apenas da ajuda de um tipo específico de profissional de saúde, outras pessoas podem se beneficiar ao ver várias pessoas para diferentes aspectos de seu tratamento.

O que funciona?

Todo mundo é diferente. O tratamento deve ser adaptado à sua condição, circunstâncias, necessidades e preferências. A maioria das pessoas com ansiedade ou se beneficia de um ou uma combinação dos seguintes:
  • mudanças de estilo de vida e apoio social
  • terapias psicológicas ou de “fala”
  • terapias médicas

Profissionais de saúde – qual é a diferença?

Diferentes profissionais de saúde (como GPs, psicólogos e psiquiatras) oferecem diferentes tipos de serviços e tratamentos para ansiedade. Abaixo está um guia para a variedade de profissionais disponíveis e que tipo de tratamento eles oferecem.

Outras fontes de apoio

Se não forem tratadas, a ansiedade  podem durar meses, até anos. A boa notícia é que está disponível uma variedade de tratamentos eficazes, bem como coisas que você mesmo pode fazer para se recuperar e ficar bem.

Diferentes tratamentos  funcionam para pessoas diferentes, e é melhor falar com seu médico de família ou profissional de saúde mental sobre suas opções e preferências. Se você deu o primeiro passo e conversou sobre algumas opções de tratamento com um profissional de saúde , pode tentar algumas das seguintes ideias para mudanças no estilo de vida e apoio social. A maioria das pessoas acha que uma combinação de coisas funciona melhor. É importante lembrar que a recuperação pode levar tempo e, assim como não há duas pessoas iguais, suas recuperações também não são. Seja paciente e vá com calma.  

Fatores de personalidade

A pesquisa sugere que pessoas com certos traços de personalidade têm maior probabilidade de ter ansiedade. Por exemplo, crianças que são perfeccionistas, facilmente atrapalhadas, tímidas, inibidas, não têm auto-estima ou querem controlar tudo, às vezes desenvolvem ansiedade na infância, adolescência ou na idade adulta.

Eventos estressantes contínuos

As condições de ansiedade podem se desenvolver devido a um ou mais eventos estressantes da vida. Os gatilhos comuns incluem:
  • estresse no trabalho ou mudança de emprego
  • mudança nos arranjos de vida
  • gravidez e parto
  • problemas de família e relacionamento
  • grande choque emocional após um evento estressante ou traumático
  • abuso ou trauma verbal, sexual, físico ou emocional
  • morte ou perda de um ente querido.

Problemas de saúde física

As doenças físicas crônicas também podem contribuir para as condições de ansiedade ou ter impacto no tratamento da ansiedade ou da própria doença física. Condições crônicas comuns associadas a condições de ansiedade incluem:
  • diabetes
  • asma
  • hipertensão e doenças cardíacas
Algumas condições físicas podem imitar condições de ansiedade, como uma tireoide hiperativa. Pode ser útil consultar um médico e ser avaliado para determinar se pode haver uma causa médica para seus sentimentos de ansiedade.

Outras condições de saúde mental

Embora algumas pessoas possam ter uma condição de ansiedade por conta própria, outras podem ter vários problemas de ansiedade ou outros problemas de saúde mental. As condições de ansiedade costumam ocorrer juntas. É importante verificar e obter assistência para todas essas condições ao mesmo tempo.

Uso de substâncias

Algumas pessoas que sentem ansiedade podem usar álcool ou outras drogas para ajudá-las a controlar sua condição. Em alguns casos, isso pode fazer com que as pessoas desenvolvam um problema de uso de substâncias juntamente com seu estado de ansiedade. O uso de álcool e substâncias pode agravar as condições de ansiedade, especialmente à medida que os efeitos da substância vão passando. É importante verificar e obter assistência para quaisquer condições de uso de substâncias ao mesmo tempo. Cada pessoa é diferente e geralmente é uma combinação de fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de um estado de ansiedade. É importante lembrar que nem sempre é possível identificar a causa da ansiedade ou mudar circunstâncias difíceis. O mais importante é reconhecer os  sinais e sintomas  e  procurar aconselhamento e apoio . Se você está procurando maneiras de complementar seu tratamento, há uma variedade de abordagens não médicas ou alternativas que você pode tentar. Eles variam tanto em eficácia quanto no nível de evidência para apoiar seu uso. Nossa série Guia para o que funciona fornece resumos do que a pesquisa e as evidências científicas dizem sobre cada tratamento. Cada guia o conduz através de intervenções médicas, psicológicas e complementares e de estilo de vida. No entanto, é importante lembrar que só porque um tratamento demonstrou ter algum efeito em pesquisas, isso não significa necessariamente que esteja disponível, seja usado na prática clínica, seja recomendado ou funcione igualmente bem para todas as pessoas.