O silencioso mal do álcool – fique atento

O silencioso mal do álcool – fique atento

Em 2015, o Estatuto da Criança e do Adolescente regulamentou punição para pessoa pega vendendo bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

O que muita gente não sabe é que a lei prevê punição não somente a alguém que venda bebidas, como até mesmo para parentes que as ofereçam aos jovens.

O assunto é sério e esta preocupação se justifica, e muito! Neste ano, a Sociedade Brasileira de Pediatria, divulgou dados alarmantes informando que o consumo precoce e contínuo de álcool, a partir dos 13 anos de idade aproximadamente, é a principal causa de morte de jovens em todo o mundo.

Entre outros fatores, está o fato de que nesta idade o cérebro ainda está em formação e os efeitos do álcool são capazes de prejudicar o desenvolvimento adequado.

Além de incentivar comportamentos de risco que incluem maior agressividade, envolvimento em acidentes e promiscuidade sexual sem proteção, o retardo no aprendizado, também pode vir a ser consequência dessa substância.

Quando consumido rotineiramente antes dos 16 anos potencializa o fato de ter seu uso descontrolado na vida adulta.

Neste cenário, pais devem ficar atentos para serem bons exemplos para os filhos.

Como é uma substância permitida por lei, ou seja, uma droga lícita, muitas vezes o incentivo à bebida acaba acontecendo dentro do convívio da família.

Por este motivo é que o Estatuto pune no sentido de reforçar o cuidado que os familiares devem ter com relação ao uso de bebida em casa.

O melhor sempre é ter um diálogo claro com os filhos sobre os problemas que o álcool traz ao organismo e para a vida, se for consumido em excesso.

Médico algum pode afirmar antecipadamente se o indivíduo

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

900 votes, average: 4,90 out of 5900 votes, average: 4,90 out of 5900 votes, average: 4,90 out of 5900 votes, average: 4,90 out of 5900 votes, average: 4,90 out of 5 (900 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...