Pó de macaco: conheça mais sobre esse perigoso estimulante

Pó de macaco: conheça mais sobre esse perigoso estimulante

Pó de macaco: conheça mais sobre esse perigoso estimulante

Infelizmente o comércio de drogas não parece estar próximo do fim, e os bairros mais pobres são os primeiros a sentirem os efeitos de novas substâncias desenvolvidas em laboratórios clandestinos. O pó de macaco é uma droga sintética que está colocando a polícia do Reino Unido em alerta, e sem a educação adequada, poderá se tornar uma epidemia mundial.

Neste artigo, iremos explicar como ela age no organismo do usuário, quais são os efeitos psíquicos e sociais, além dos maiores riscos associados ao seu uso. Confira!

O que é pó de macaco

Os povos nativos da África Oriental conhecem muito bem uma planta chamada Khat, sendo mastigada ao longo dos milênios devido ao seu alto poder estimulante, e é justamente dela que surgiram as drogas sintéticas mais conhecidas na atualidade, como o pó de macaco.

Ele nada mais é que uma variedade dos já populares, e perigosos, sais de banho. Tendo como princípio ativo a metilenodioxipirovalerona (MDPV), agindo diretamente no córtex pré-frontal, oferecendo risco ao usuário e aqueles ao seu redor.

Efeitos causados pelo pó de macaco

Como toda droga, seus efeitos podem ser divididos em sociais e psíquicos. Ambos estão diretamente ligados, no entanto, são tão característicos que merecem ser analisados individualmente.

Efeitos sociais

Essa droga está tomando o espaço das já conhecidas pela devastação causada na vida do usuário, como o crack e a cocaína. Tal preferência é explicada por uma razão muito simples: é extremamente barata. Na verdade, de acordo com o governo de Britânico, cada dose pode ser comprada por até £ 2 – o equivalente a menos de R$ 10.

Dessa forma, os primeiros surtos estão ocorrendo entre a população mais carente, justamente a que mais sofre para receber atendimento de emergência em casos de overdose.

Ela causa uma agressividade que foge ao controle do usuário, tornando um risco até mesmo para os médicos que o atendem. Segundo uma matéria publicada pela BBC, algumas cidades estão perdendo a sua vida noturna pelo medo que esses indivíduos causam nos habitantes.

Efeitos psíquicos

O seu poder aditivo, ou viciante, é tão alto que o indivíduo passa a se distanciar da família, amigos e trabalho, por vezes, preferindo a droga às suas necessidades mais básicas como comer e dormir sob um teto.

Ademais, com o córtex pré-frontal sendo o mais atingido, as percepções do ambiente são reduzidas e a tomada de decisões é prejudicada. Aquele sob efeito da droga pode se colocar em situações de risco por perderem a noção de seus atos, como correr no meio de uma avenida movimentada ou subir em telhados.

O pó de macaco já é conhecido a anos pelos cientistas e toxicologistas, no entanto, está se tornando uma epidemia que lentamente se espalha pela Europa, não levando muito tempo para atravessar o oceano e chegar ao Brasil. Na verdade, acredita-se que já esteja no território, mas pouco compreendido pelo sistema de saúde.

Se você acredita que um familiar ou amigo está fazendo uso dessa substância ou qualquer outra droga, entre em contato conosco. Nós da Clínica Recuperando Vida temos uma equipe completa para orientá-lo e ajudar a salvar quem você mais ama. Acesse a nossa página!

 

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]