O silencioso mal do álcool – fique atento
Em 2015, o Estatuto da Criança e do Adolescente regulamentou punição para pessoa pega vendendo bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
O que muita gente não sabe é que a lei prevê punição não somente a alguém que venda bebidas, como até mesmo para parentes que as ofereçam aos jovens.
O assunto é sério e esta preocupação se justifica, e muito! Neste ano, a Sociedade Brasileira de Pediatria, divulgou dados alarmantes informando que o consumo precoce e contínuo de álcool, a partir dos 13 anos de idade aproximadamente, é a principal causa de morte de jovens em todo o mundo.
Entre outros fatores, está o fato de que nesta idade o cérebro ainda está em formação e os efeitos do álcool são capazes de prejudicar o desenvolvimento adequado.
Além de incentivar comportamentos de risco que incluem maior agressividade, envolvimento em acidentes e promiscuidade sexual sem proteção, o retardo no aprendizado, também pode vir a ser consequência dessa substância.
Quando consumido rotineiramente antes dos 16 anos potencializa o fato de ter seu uso descontrolado na vida adulta.
Neste cenário, pais devem ficar atentos para serem bons exemplos para os filhos.
Como é uma substância permitida por lei, ou seja, uma droga lícita, muitas vezes o incentivo à bebida acaba acontecendo dentro do convívio da família.
Por este motivo é que o Estatuto pune no sentido de reforçar o cuidado que os familiares devem ter com relação ao uso de bebida em casa.
O melhor sempre é ter um diálogo claro com os filhos sobre os problemas que o álcool traz ao organismo e para a vida, se for consumido em excesso.
Médico algum pode afirmar antecipadamente se o indivíduo
VEJA TAMBÉM:
- Clínica de Recuperação – Grupo Recuperando VIDA
- Clínica De Reabilitação Para Alcoólatras
- Tratamento de dependência química
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643
[ratings]