O que levar em conta antes de escolher uma clínica para usuários de drogas?

O que levar em conta antes de escolher uma clínica para usuários de drogas?

Ter um usuário de drogas na família pode ser realmente doloroso. No entanto, sempre há uma forma de superar o vício com muita força de vontade e apoio dos que estão a sua volta. A ajuda da família é fundamental, mas escolher uma boa clínica  para usuários de drogas pode fazer toda a diferença. Saiba o que você deve levar em conta antes de escolher a clínica adequada.

O bem-estar do paciente no local

O principal passo para o tratamento de dependentes químicos é que o próprio usuário manifeste o desejo de se recuperar. A partir daí todo o caminho será mais fácil. Por isso, é importante que o indivíduo conheça a clínica e se sinta bem ali. O bem-estar da pessoa que passará pelo tratamento deve ser prioridade, portanto ela precisa se sentir bem acolhida e motivada no espaço, afinal, ela é que vai permanecer no local por um tempo.

Além disso, para que haja o processo de recuperação é preciso que o usuário se integre na nova rotina, nas novas atividades, deixando de lado os hábitos que o lembram do vício. Isso certamente é mais fácil quando o indivíduo se sente bem amparado na clínica.

Equipe multidisciplinar e atendimento integrado

A clínica  para usuários de drogas precisa oferecer um suporte para o indivíduo lidar com seu vício tanto em termos físicos quanto psicológicos. Isso porque além de cuidar para que o corpo deixe de sentir a necessidade da droga é preciso que a mente também esteja preparada para lidar com todas as dificuldades durante e após o processo de recuperação.

Por isso, é importante observar se a clínica  para drogados possui uma equipe multidisciplinar com psicólogos, médicos durante toda a semana, enfermeiros 24h, nutricionista, etc. Além disso, a terapia em grupo e a terapia ocupacional são fundamentais para fazer com que o paciente se sinta útil e integrado com as pessoas ao seu redor.

Bom atendimento à família

É importante também que a clínica ofereça um suporte para a família do usuário de drogas. Sabemos que quando há um caso de dependência isso não afeta apenas o indivíduo, mas todos que estão a sua volta. Por isso, é importante que a família também se sinta à vontade no espaço, que tenha suas dúvidas sanadas sobre todos os passos do tratamento e se sinta bem acolhida. É importante também que a clínica ofereça momentos de visita para que os parentes possam visitar o paciente e acompanhar a sua melhora.

Escolher uma boa clínica de reabilitação é fundamental para que o paciente não tenha recaídas ou não desista do tratamento. Isso é comum quando não há um suporte adequado ou quando o indivíduo não se sente bem acolhido no local. Além de prejudicar o tratamento pode fazer com que ele se traumatize e acredite que não tem como se recuperar. Por isso, é fundamental observar se a clínica atende a todos os requisitos acima. A dependência química pode gerar muito sofrimento, mas com um bom acompanhamento clínico, apoio familiar e força de vontade todo tipo de vício pode ser curado.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]