Krokodil: Saiba porque ela é a droga mais perigosa do mundo

Krokodil: Saiba porque ela é a droga mais perigosa do mundo

Krokodil: Saiba porque ela é a droga mais perigosa do mundo

Krokodil é uma droga imitação mortal de heroína que ganhou o mundo em 2012. O que é, porém, e qual tem sido seu impacto desde então?

A consciência pública do krokodil, apelidado de “droga zumbi”, surgiu quando a VICE lançou um documentário sobre krokodil de 25 minutos relacionado ao impacto da droga na Sibéria. O vídeo se tornou viral, com mais de 14,5 milhões de visualizações. Os repórteres americanos o chamaram de “mais mortal que a heroína”, insistindo que os pais ficassem de olho em seus filhos em busca de sinais de uso.

Embora haja verdade no fato de que é uma droga incrivelmente perigosa e embora não transforme os usuários em zumbis reais, apresenta efeitos drásticos em seus usuários.

O que exatamente é o krokodil? E por que ela é a droga mais perigosa? Continue lendo e saiba mais sobre a droga zumbi.

Krokodil: O que é e de onde vem

O vício de Krokodil começou a impactar a Sibéria no início dos anos 2000, confundindo os médicos quando os viciados começaram a aparecer com manchas escamosas escuras na pele. Após uma investigação mais aprofundada, eles perceberam que os usuários estavam injetando uma droga chamada desomorfina em suas veias. Eles o chamavam de krokodil (crocodilo em russo) devido a seus efeitos na pele.

Efeitos da droga zumbi

O que poderia fazer alguém se arriscar a injetar uma droga que eles sabem que causará um impacto tão drástico em sua saúde física e aparência? Os efeitos produzidos pela droga são semelhantes à heroína: uma sensação intensa de euforia seguida por uma sensação serena e relaxada de calma. Os viciados rapidamente descobrem que esses momentos relaxantes são cada vez menores, à medida que seu vício progride. Logo, torna-se uma corrida para evitar a queda da droga e os efeitos não são mais prazerosos.

Além disso, quando a droga é injetada, os produtos químicos tóxicos usados para criar a mistura matam as células da pele ao redor do local da injeção. Feridas desagradáveis e úlceras da pele se desenvolvem, junto a danos às veias e tecidos. A falência de órgãos é outra possibilidade para aqueles que usam a droga. O tempo de vida daqueles que o usam fortemente tende a ser interrompido; morte precoce para viciados em krokodil é quase impossível de evitar.

A combinação prejudicial de tantos produtos químicos tóxicos resulta em várias complicações de saúde, como:

  • Infecções de pele no local da injeção
  • Úlceras
  • Infecções nos vasos sanguíneos
  • Manchas escamosas de pele
  • Envenenamento sanguíneo
  • Infecções dos tecidos
  • Gangrena
  • Amputação eventual dos membros afetados
  • Comprometimento da fala
  • Perda de habilidades motoras
  • Comprometimento ou perda de memória
  • Overdose
  • Morte

Com tão poucos casos estudados de perto, os efeitos a longo prazo do uso do krokodil ainda são pouco claros. Além disso, os usuários muitas vezes não vivem o suficiente para determinar o impacto do uso depois de muitos anos.

O que fazer se alguém que você conhece está usando a droga zumbi?

Faça exatamente o que você deve fazer com alguém que você conhece e que esteja usando drogas pesadas: fale com eles primeiro. Discuta suas preocupações com sua saúde e bem-estar geral. Aproxime-se de uma posição de preocupação amorosa e explique as mudanças que você notou em seu comportamento. Deixe-os saber que existem opções disponíveis se quiserem ficar limpas e sóbrias.

Você pode ajudar encontrando um centro de tratamento de dependência química. Ofereça sua ajuda e deixe-os saber que você estará lá. O apoio dos entes queridos é importante durante a sobriedade inicial, quando a recaída é mais comum. Sendo paciente e compreensivo, você pode tornar sua transição para a sobriedade um pouco mais fácil.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]