Grupo Recuperando Vida

voce sabe quais sao as drogas mais consumidas no brasil 1

Você sabe quais são as drogas mais consumidas no Brasil?

Você sabe quais são as drogas mais consumidas no Brasil?

O uso de drogas é conhecido desde os tempos do império chinês, ou até mesmo antes. Seu uso medicinal ou recreativo vem gerando combates e divergências desde que a sociedade começou a se organizar e a estabelecer regras de convivência.

Entretanto, há um fato que não se pode negar: o uso de drogas estará sempre presente na vida das pessoas. E além de tudo, o mundo inteiro é um grande usuário de drogas, e isso, é claro, inclui o Brasil.

No artigo de hoje você vai conferir quais são as drogas mais consumidas no Brasil, este que é o segundo maior consumidor da América Latina. Confira a seguir!

Maconha

Uma das drogas mais conhecidas, a maconha é consumida em grande quantidade em solo brasileiro. Seus efeitos são, em geral, psicoativos e podem variar de organismo para organismo. Contudo, possui um alto índice de dependência e pode causar danos a algumas funções cerebrais.

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), maconha é a droga mais consumida no país e, segundo o próprio relatório, a droga tem baixo valor aquisitivo, além de possuir uma eficiente rede de distribuição.

Álcool

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil consome muito mais álcool que o resto do mundo. Enquanto a média global gira em torno dos 6 litros por ano, o brasileiro bebe quase 9 litros de álcool puro.

A OMS lembra que o alcoolismo pode ocasionar diversos problemas para a sociedade. Além de brigas e acidentes, o abuso da bebida leva o alcoólatra a estar propício a mais de 200 doenças, já que em 2012 cerca de três milhões de brasileiros morreram por conta do álcool, 6% do total de mortes registradas no mundo.

Cocaína

Um terço de toda a cocaína produzida na América Latina é destinado a abastecer o mercado brasileiro. O Brasil é o segundo maior consumidor dessa droga no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. No entanto, a somatória de todos os usuários dessa droga, seja em pó, seja em seus derivados como crack, óxi ou merla, chega aos assustadores 20% do consumo mundial.

Todo sistema nervoso do usuário é afetado quando se consome cocaína, tendo por consequência reações paranoicas e, por vezes, espasmos. No entanto, o efeito é relativo e varia de organismo para organismo, podendo ocorrer até mesmo um infarto.

Cigarro

O cigarro é um dos principais alvos das campanhas contra as drogas. É a droga que mais apresentou resultados positivos no decorrer dos anos. Seu uso entre homens e mulheres diminuiu de 29% para 12% e 19% para 8%, respectivamente. No entanto, o consumo de cigarro ainda é alto no Brasil e uma a cada 10 mortes registradas no país está relacionada ao seu uso.

Crack

Diferente das drogas citadas acima, quando o assunto é crack, o Brasil ocupa o primeiro lugar no consumo dessa droga. O crack é conhecido pelo seu altíssimo poder de dependência e por ocupar os lugares mais pobres da cidade, atingindo uma parcela vulnerável da população. Por ser feita à base de cocaína, porém misturada com bicarbonato de sódio, sua pedra é muito barata e seus efeitos podem ser de grande intensidade.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

 

Open chat
Grupo Recuperando Vida Olá! Como posso ajudar?