Grupo Recuperando Vida

saiba o efeito das drogas no sistema nervoso

Saiba o efeito das drogas no sistema nervoso

Saiba o efeito das drogas no sistema nervoso

Você já se perguntou como as drogas atuam no sistema nervoso de um indivíduo? Sabe dos efeitos de sua ingestão ou aplicação? As drogas são vistas pela sociedade contemporânea como um de seus problemas centrais, capazes de gerar danos à saúde psicológica do indivíduo e ao funcionamento adequado de seu organismo.

Assim, saber dos efeitos que elas causam ao sistema nervoso do indivíduo é fundamental para conscientizar a sociedade sobre o seu uso.

Saiba o que são drogas, quais os principais tipos e os efeitos que elas causam ao sistema nervoso do indivíduo.

Afinal, o que são drogas e quais os tipos existentes?

Segundo especialistas, podemos entender por droga toda e qualquer substância, seja natural ou sintética, que, uma vez ingerida no organismo, altera as suas funções.

Geralmente, os especialistas dividem as drogas em lícitas e ilícitas. As lícitas são as que podem ser comercializadas, como a bebida alcoólica, já as ilícitas são aquelas que o seu uso é proibido, como, utilizando termos populares, a maconha, o crack, a cocaína e o ecstasy.

Os estudiosos classificam as drogas ilícitas seguindo a seguinte tipologia:

Drogas naturais — Nessa categoria encontram-se a maconha e o ópio. A maconha e o ópio são feitos, respectivamente, da planta cannabis sativa e das flores da papoula.

Drogas sintéticas — As sintéticas são aquelas drogas que são feitas em laboratórios, como o LSD e o ecstasy, por exemplo.

Drogas semi-sintéticas — Já as semi-sintéticas são aquelas produzidas a partir de drogas naturais, mas que sofrem alterações artificiais em laboratórios, como a heroína, cocaína, crack, etc.

Quais os efeitos das drogas no sistema nervoso?

Os efeitos das drogas, qualquer que sejam, podem ser percebidos dentro de poucos minutos. Os efeitos que elas causam ao sistema nervoso vão depender do tipo de substância que o indivíduo ingerir ou aplicar.

Podemos criar um quadro de efeitos das drogas ao sistema nervoso seguindo basicamente três classificações: drogas depressoras, drogas estimulantes e drogas perturbadoras. São geralmente classificações aceitas no âmbito acadêmico.

  1. A) Efeitos das drogas depressoras

Entre as drogas depressoras, encontra-se, por exemplo, a heroína. Veja quais os efeitos que esse tipo de droga causa ao sistema nervoso:

  • Sonolência;
  • Maior capacidade de resistência à dor;
  • Dificuldade de raciocínio e concentração;
  • Menor capacidade de conduzir veículos;
  • Reflexos visuais diminuídos e, por fim;
  • Menor capacidade de aprendizagem e rentabilidade laborativa.
  1. B) Efeitos das drogas estimulantes

As drogas estimulantes são, por exemplo, a maconha e o crack. Saiba quais os efeitos que essas drogas causam ao sistema nervoso:

  • Descontrole das emoções;
  • Euforia e sensação de grande poder;
  • Fala extremamente rápida;
  • Perda do senso de realidade;
  • Aumento da pressão cardíaca.
  1. C) Efeitos das drogas perturbadoras

A maconha e o LSD são exemplos de drogas perturbadoras. Elas causam efeitos alucinógenos e psicodélicos, além de:

  • Alucinações visuais, com alteração de cores e formatos de objetos;
  • Sensação de extremo prazer;
  • Sensação de intenso medo;
  • Sensação de perseguição;
  • Perda do controle emocional, com grande capacidade de exaltação e pânico.

Acompanhe o nosso blog e tenha sempre acesso a conteúdos relevantes como esse. O nosso objetivo é sempre fornecer informações relevantes para deixar a sociedade conscientizada sobre determinados temas relacionados à sua saúde.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]
Open chat
Como posso ajudar
Olá, seja bem vindo ao Grupo Recuperando Vida estamos aqui para tirar todas as suas duvidas nosso atendimento 24 horas