Grupo Recuperando Vida

e possivel se livrar do vicio das drogas sozinho descubra aqui

É possível se livrar do vício das drogas sozinho? Descubra aqui!

É possível se livrar do vício das drogas sozinho? Descubra aqui!

O vício, seja de qual espécie for, é algo triste e preocupante para qualquer família. Muitos dependentes químicos, por medo ou vergonha de assumir que possuem um vício, não buscam por ajudas especializadas e tentam se curar sozinhos. Porém, conforme for o grau de dependência, isso se torna praticamente impossível.

Neste artigo, você entenderá a melhor forma para tratar o vício e como ajudar um dependente químico a se curar.

Como conseguir vencer o vício das drogas sozinho?

Apesar de ser muito difícil, um dependente químico pode conseguir se libertar sozinho do vício, desde que ele não esteja em um estágio tão avançado, pois assim, o indivíduo tem uma aceitação maior sobre o seu problema e sua saúde psíquica ainda não está tão comprometida. Para vencer esta batalha sem um tratamento clínico especializado, o usuário precisa ter muita força de vontade e determinação para não passar por recaídas, que costumam ser comuns no processo de recuperação. Além disso, existem muitos livros de auto-ajudar e vários grupos na internet que discutem sobre o tema.

O primeiro passa para um dependente químico se libertar sozinho é reconhecer que o vício lhe faz mal e que pode destruir a sua vida em todos os aspectos. Porém, a maioria deles vive em um mundo de ilusão, achando que possui alto controle, que consegue largar às drogas a hora que quiser e que não precisa de ajuda. Alguns até conseguem, temporariamente, mas bastam algumas semanas – ou meses – de abstinência, para terem a primeira recaída. Se isso acontecer, é sinal de que o vício já está em um estágio mais avançado e o dependente perdeu o controle sobre sua própria vontade.

Saber lidar com as conseqüências que o vício traz é muito importante para o processo de recuperação e as famílias também precisam estar dispostas a enfrentarem esta batalha. Afinal, quando se tem um dependente químico em casa, todos, de algum modo, são afetados. É fundamental que o dependente se sinta acolhido e apoiado pelos seus entes queridos, assim ele se torna mais forte para se livrar do vício.

Em qual momento a internação se torna a única saída?

Em casos mais graves não há outra opção que não seja a internação. Nesse estágio, o dependente sofre extremas alterações de humor quando está em abstinência, se torna violento e sua saúde psíquica já está altamente comprometida. Para que esse indivíduo consiga se libertar, ele precisa ser internado em uma clínica de reabilitação. Porém, muitas vezes, esse procedimento precisa ser forçado – o que chamamos de Internação Involuntária – pois nesta fase do vício o dependente recusa qualquer tipo de ajuda até mesmo dos seus familiares e amigos.

A melhor forma para tratar uma dependência química é procurando uma clínica ou um centro de reabilitação especializado. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços para que possamos te ajudar nesse processo, que apesar de difícil e às vezes demorado, pode ser a cura definitiva para os vícios.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]