Grupo Recuperando Vida

como as drogas na adolescencia desestruturam a familia toda 1

Como as drogas na adolescência desestruturam a família toda?

Falar que o diálogo aberto dentro de casa entre pais e filhos é uma excelente ferramenta de combater problemas futuros é quase um clichê, mas assim como todos os clichês, esse também possui seu fundo de verdade. E isso também engloba o diálogo em relação às drogas, afinal de contas, todas as pessoas em algum momento entrarão em contato com algum tipo de droga, e a forma como reagirão a isso está em grande parte condicionada à maneira como foram criadas.

Muitas vezes esse diálogo é evitado, justamente porque algumas famílias ainda acreditam que falar sobre isso é, de algum modo, incitar o uso. É importante frisar que não estamos aqui para julgar a postura dessas famílias, mas sim para falar sobre de que forma as drogas na adolescência podem acabar desestruturando uma família. Se você deseja saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse texto.

Muitas pessoas não sabem como agir quando ficam sabendo que um adolescente em sua família está fazendo uso de drogas. O primeiro sentimento é o de culpa, principalmente por parte de mães e pais, que logo se questionam sobre o que fizeram de errado para que aquilo acontecesse.

No entanto, são diversos os motivos que podem levar um adolescente a buscar respostas no uso de drogas. Desde revolta, perturbação, indignação, até o desejo de liberdade. Brigas com a família também podem exercer um fator de peso nesse sentido, já que durante a adolescência costumam ser ainda mais comuns.

Como proceder quando se descobre o adolescente da família está usando drogas?

Esse é um ponto muito importante e que deve ser levado em consideração no momento da descoberta, isso porque é comum que, no calor do momento, pais e mães acabem se desesperando, demonstrem comportamentos agressivos e até mesmo queiram bater no adolescente, o que fará apenas com que ele sinta que tem ainda mais razões para procurar abrigo nas drogas.

Sabemos que é difícil manter a razão acima da emoção quando nos deparamos com uma situação como essa, no entanto é crucial saber ao certo o que fazer, pois isso pode decidir não apenas o futuro desse adolescente, mas também o de toda a família.

Por isso, se você flagrou algum adolescente da sua família fazendo uso de drogas, a primeira coisa a ser feita é buscar pela ajuda de um psicólogo, e não apenas para o adolescente, mas sim para todos aqueles que moram com ele. É preciso que todos os familiares próximos a esse adolescente tenham conhecimento do problema, mas que não emitam julgamentos a respeito, pois esses julgamentos só tornarão tudo ainda mais difícil.

Quanto maior for a falta de diálogo, maiores serão os atritos dentro de casa, o que afastará ainda mais o adolescente da sua família, desestruturando totalmente o seio familiar. Então, se faltou diálogo no começo, antes do adolescente entrar nesse mundo, agora é a hora de tentar reverter essa situação e trazê-lo para perto, sem julgamentos e condenações, apenas tentando ajuda-lo a não se afundar ainda mais no mundo das drogas.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]
Open chat
Como posso ajudar
Olá, seja bem vindo ao Grupo Recuperando Vida estamos aqui para tirar todas as suas duvidas nosso atendimento 24 horas