Grupo Recuperando Vida

3 passos para identificar se seu filho está usando drogas

3 passos para identificar se seu filho está usando drogas

3 passos para identificar se seu filho está usando drogas A adolescência é um período muito turbulento da vida, e por isso é muito comum que os adolescentes tentem encontrar consolo em subterfúgios. Seja de forma lícita ou ilícita, todos os pais se preocupam com a saúde física e mental dos seus filhos e querem ver eles bem, e bem longe do que parece ser o pior pesadelo de qualquer pai: as drogas.

Diversos quadros de dependência química indicam que o vício começou aos 13, 14 anos. Por isso, é extremamente crucial para a vida e o futuro do seu filho que você esteja sempre atento e alerta aos sinais que mostram se ele pode estar passando por problemas, sejam eles causados pelo uso de drogas ou que levaram ao vício.

Veja a seguir 4 passos para identificar se seu filho está usando drogas:

1) Perceber mudanças de humor

Todo adolescente passa por mudanças repentinas de humor e atitude, mas quando essas mudanças são acompanhadas por ataques de raiva, hiperatividade, medo inexplicado e perda de motivação de uma hora para outra, isso pode indicar que ele está sob o uso de substâncias psicoativas ou álcool. Converse sempre com seu filho, pergunte como ele está e mantenha um diálogo franco com ele para que se sinta à vontade e se abra com você caso esteja passando por dificuldades.

2) Ficar atento às mudanças físicas

Também é normal que todo adolescente passe por mudanças físicas, mas dentre as consequências mais graves do uso de drogas estão as mudanças no apetite, ganho ou perda de peso súbito, dormir muito pouco ou demais, aparecimento de hematomas, perda de equilíbrio e tremores constantes. Em muitos casos, os olhos vermelhos e odores não usuais no corpo e nas roupas também podem indicar que seu filho está usando drogas.

3) Notar estranhas mudanças de comportamento

O uso de drogas normalmente leva o adolescente a se isolar dos familiares e amigos antigos, e tende a esconder o vício. Seu desempenho escolar piora, ele acaba matando aulas e se envolvendo em brigas. Suas notas caem por conta das faltas e também porque a droga o impossibilita de absorver totalmente o conteúdo das aulas. Além disso, o desaparecimento de dinheiro, objetos de valor da casa e até medicamentos são outros indícios. Lembre-se, a tendência do adolescente nessa situação é fugir, então ele evitará contato visual e passará a maior parte do tempo trancado no quarto.

Todos esses sinais podem indicar que seu filho está usando drogas, mas não somente isso. Muitos outros problemas psicológicos podem ser percebidos por essas mudanças, que são resultado desse período complicado das suas vidas. Só vocês, pais, saberão discernir de fato conhecendo, observando e dialogando com seu filho.

O importante é manter uma relação de afeto e confiança mútua com seu filho desde a tenra infância, marcada por diálogo e compreensão. E caso seu filho esteja com problemas com as drogas, o diagnóstico precoce por um especialista é fundamental para garantir o sucesso do tratamento quanto antes melhor.

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

 

Open chat
Como posso ajudar
Olá, seja bem vindo ao Grupo Recuperando Vida estamos aqui para tirar todas as suas duvidas nosso atendimento 24 horas