Grupo Recuperando Vida

afinal o que e codependencia quimica 1

Afinal, o que é codependência química?

Afinal, o que é codependência química?

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre dependência química, estado no qual um indivíduo desenvolve necessidades físicas e psicológicas sobre uma substância química, geralmente uma droga.

No entanto, uma nomenclatura um pouco menos conhecida é a da codependência química que, basicamente, diz respeito ao estado em que se encontram os pais, a família, ou as pessoas que convivem com um dependente químico. Se você deseja saber um pouco mais sobre o que é a codependência química, continue acompanhando esse texto. Boa leitura!

O que é a codependência química?

Se você tem ou já teve algum familiar próximo dependente de substâncias químicas, certamente sabe o quanto essa condição afeta não apenas o indivíduo, mas também todos os que o cercam principalmente a sua família.

Além de toda a tristeza, frustração e dor, eles ainda passam a conviver com a culpa constante por não conseguirem recuperar o dependente químico, já que o processo de recuperação costuma ser bastante difícil e desgastante. Com isso, os familiares e demais pessoas que acompanham de perto a situação do dependente químico e sofrem com isso, são denominados de codependentes químicos.

Se você tem algum familiar que é dependente químico e deseja saber se você se tornou um codependente químico, acompanhe os questionamentos abaixo e analise em qual você ou a sua família se encaixam.

As rotinas, os planos e a sua vida em geral foram alteradas em virtude do familiar dependente químico?
Aqui vale frisar que essas alterações são feitas quase no modo automático, isso porque o codependente entra em um estado inconsciente e compulsivo, o no qual se esquece de si mesmo e passa a viver em função da outra pessoa.
O codependente está sempre cuidando de alguém, seja um filho, um irmão ou um tio. Algumas vezes, o codependente chega até mesmo a controlar a vida do dependente químico, fazendo restrições quanto às suas refeições, banhos, lazer, etc. Com isso, o codependente vai se tornando infeliz, impotente e desmotivado.

Você se pega vasculhando as coisas do dependente química em busca de vestígios de drogas?
Outra característica bastante comum do codependente é a de vigiar constantemente todos os passos que o dependente químico dá. Ele passa a procurar por traços de ingestão de álcool no hálito (quando a dependência química é causada por bebidas alcoólicas). Faz grandes varreduras no quarto do dependente químico em busca de algo que possa comprovar se ele fez ou não o uso de alguma substância.
E, quando encontra algo nessas buscas, o codependente tende a agir se isolando, enfrentando uma guerra pessoal e silenciosa. A codependência causa mais sofrimento ao familiar do que ao próprio dependente químico, já que o codependente não faz uso de nenhuma substância química para tentar driblar a frustração que está sentindo.

Você se culpa ou culpa outras pessoas pela dependência química do seu familiar?
A negação é o primeiro estágio pelo qual os familiares passam quando descobrem a dependência de um familiar. Com o tempo, a reação mais comum é que procurem um culpado. Aquilo só pode estar acontecendo por influência dos amigos, ou por culpa da própria família, é o que acreditam os codependentes.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]

Open chat
Grupo Recuperando Vida Olá! Como posso ajudar?