Testes projetivos em psicologia

Testes projetivos em psicologia

Os testes psicológicos têm como objetivo fornecer informações para a tomada de decisão e são utilizados para diversos fins. Entre os testes mais conhecidos, temos os projetivos que surgiram com o conceito de “projeção” introduzido por Freud. A Projeção, segundo Freud, constitui um mecanismo de defesa em que a pessoa atribui características negativas de si mesma para os outros de forma inconsciente.

Nos testes projetivos, também chamados de “Teste de Rorschach”, os pacientes são convidados a interpretarem desenhos abstratos, sem um significado definido e, geralmente, muito generalista. A pessoa que faz este tipo de teste não consegue definir o que está sendo testado exatamente, não sendo possível enganar o examinador, que a partir daí, consegue ter acesso ao inconsciente do paciente, identificando o seu tipo de personalidade estrutural e a sua formação psíquica.

Aplicação dos testes projetivos para dependentes do álcool

Esse tipo de teste costuma ser utilizado em clínicas de reabilitação com o objetivo de identificar a personalidade do dependente e mapear se existe alguma doença associada à dependência química, como por exemplo, depressão, bipolaridade, esquizofrenia entre outros. A partir deste teste, o médico consegue definir o quadro neuropsicológico do paciente e indicar o tratamento mais adequado para o seu problema.

As avaliações psicológicas são fundamentais para o tratamento da dependência química, pois ajudam a detectar o funcionamento das funções cognitivas, como atenção, concentração, memória, tomada de decisão, senso crítico, controle emocional entre outros. Neste tipo de avaliação é possível detectar quais são as funções que foram mais prejudicadas pelo consumo de substâncias psicoativas e quais permanecem preservadas.

Testes projetivos na avaliação psicológica da esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno psicótico grave que causa, entre outros problemas, perturbações, alucinações, delírios, diminuição da atenção e dificuldade de memorização. O diagnóstico da esquizofrenia não é fácil de ser identificado, pois seus sintomas podem variar muito de acordo com cada paciente.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5 (800 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...