Terapia cognitiva comportamental

Terapia cognitiva comportamental

Na psicologia existem diversas técnicas diferentes que são utilizadas em tratamentos de saúde mental e emocional. No mundo da terapia psicológica há diversas vertentes para trabalhar cada tipo de problema e o perfil de cada paciente.

Ao falar em terapia, muitas pessoas costumam criar resistências, mesmo sabendo que é necessário para elas. Isso acontece pelo fato da pessoa não admitir que precisa de tal ajuda ou por achar que frequentar sessões de terapia é sinônimo de fraqueza. Mas, na verdade, as terapias nos fortalecem e nos ajudam a superar várias dificuldades, como melhoria do bem estar, quebra de crenças limitadoras, auxiliam no gerenciamento de conflitos, entre outros.

O que é terapia cognitiva comportamental?

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é um método da psicoterapia testado e comprovado cientificamente que integra um modelo cognitivo e um conjunto de técnicas terapêuticas. Os estudos acerca do tema foram feitos a partir de um modelo de depressão que passou por evoluções e gerou um novo sistema de psicoterapia.

Na Terapia Cognitiva Comportamental, as cognições (pensamentos, crenças, ideias, valores, opiniões, expectativas e suposições) do paciente de processar e interpretar informações constituem a base de transtornos emocionais. Esse modelo de terapia busca a reestruturação cognitiva a partir dos problemas relatados pelo indivíduo e promove mudanças nas emoções e nos comportamentos que o acompanham, buscando encontrar a solução para seus problemas.

A grande vantagem deste método de terapia é que ele estabelece uma relação colaborativa entre o terapeuta e o paciente e busca a resolução dos seus problemas de forma imediata, focando na realização das suas metas. Diferente de outras formas de psicoterapia, a TCC é realizada em um tempo mais curto, com eficácia comprovada em várias áreas de transtornos emocionais, como depressão, ansiedade, fobia, hipocondria, dependência química, transtornos alimentares, transtornos psiquiátricos, entre outros.

A TCC para o tratamento de dependentes químicos

A TCC é muito utilizada em tratamentos de dependentes químicos por gerar efeitos positivos e complementar, de forma cognitiva, a reabilitação. Pelo ponto de vista da TCC, a dependência química resulta de uma interação complexa entre cognições, comportamentos, emoções, relacionamentos familiares e sociais, influências culturais e processos biológicos e fisiológicos.

A teoria cognitiva na reabilitação de dependentes químicos foca na parte dos processos cognitivos, que, ao interagirem com os demais sistemas, determinam se o indivíduo terá maior ou menor probabilidade de desenvolver a dependência química. Já a terapia comportamental foca nas teorias de aprendizado social, mas está intimamente relacionada às cognições.

Para a reabilitação de dependentes, a TCC também costuma ser associada a outros métodos terapêuticos, como grupos de autoajuda, terapias psicodinâmicas, tratamentos farmacológicos e tratamento de outras doenças psiquiátricas que se originaram a partir da dependência química. Além disso, a TCC também é aplicada para evitar que o dependente tenha recaídas, trabalhando a sua capacidade de autocontrole e focando em seu processo de mudança de hábitos.

São muitos os benefícios que a TCC pode trazer para a vida de um dependente químico. Agende um horário conosco e tire todas as suas dúvidas!

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

900 votes, average: 4,90 out of 5900 votes, average: 4,90 out of 5900 votes, average: 4,90 out of 5900 votes, average: 4,90 out of 5900 votes, average: 4,90 out of 5 (900 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...