O que é esquizofrenia

Do ponto de vista de quem vivencia o processo, a esquizofrenia é o nome que se dá para um tipo de experiência diferente em relação à realidade.

Em virtude das dificuldades que esse tipo de experiência acarreta,  é considerada uma doença e, por afetar o funcionamento mental da pessoa, está classificada entre os transtornos mentais. Dentro das especialidades médicas, a área que se volta para o estudo da a psiquiatria.

Esta série de seis volumes é um convite para você construir um entendimento próprio sobre o que é a esquizofrenia. A nossa proposta é apresentar várias questões a partir de vivências que se apresenta para cada uma das pessoas envolvidas.

Como aparece a esquizofrenia? Quais são as dificuldades para a pessoa perceber que o que ela está vivendo é uma doença? Será que perceber leva a uma aceitação ou, pelo contrário, reforça a negação?

Como a família lida com a situação de um de seus membros ter esquizofrenia? Essa forma de lidar pode mudar ao longo do tempo?

A família pode ajudar a pessoa que tem esquizofrenia?

O que fazer? Como agir? O que pode e o que deve ser evitado no relacionamento com uma pessoa  O que esperar dos tratamentos? Por que não existe um exame laboratorial que determine a presença

Se não existe tal exame, como o médico sabe que a pessoa tem esquizofrenia? Como ele prescreve os remédios? Por que os remédios são importantes?

Quais outros tratamentos existem  tratamento médico? Como esses tratamentos “funcionam”? Eles substituem a necessidade de remédios?

As famílias podem se beneficiar de alguma forma com o tratamento?
Quando a internação é necessária?

Como é a internação Quais os profissionais envolvidos no cuidado da pessoa com esquizofrenia? Como a família deve lidar com a possibilidade de internação?

É uma doença do cérebro ou da mente? Pode seras duas coisas? O cérebro pode adoecer? O que acontece no cérebro da pessoa ? E a mente pode adoecer? O que acontece na mente da pessoa com esquizofrenia?

A esquizofrenia muda com o tempo? Como acontece a recuperação Por quanto tempo os tratamentos são necessários? Por que é possível ter esperança?

Essas são algumas das questões que são abordadas nesta série. A nossa proposta é apresentar as questões no contexto das vivências

As respostas estão associadas à escolha do caminho que se resolve trilhar. Esperamos que você possa elaborar suas pró-prias respostas e ter seu entendimento sobre o que é a esquizofrenia.

Regulamentação