O cenário alarmante do uso de drogas no Brasil

O cenário alarmante do uso de drogas no Brasil

O Brasil é um dos maiores países do mundo em território, e está entre as dez maiores economias do planeta. Infelizmente, também se destaca em outro campo que não nos orgulha: o uso de drogas. O vício tem crescido por aqui, na contramão de outros países que estão conseguindo estabilizar ou até mesmo reduzir as estatísticas. Os números são ainda mais preocupantes entre os adolescentes.

O IBGE divulgou a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar referente ao ano de 2015 (esse tipo de estudo sempre tem uma aparente defasagem, que é o tempo necessário para que os dados coletados sejam avaliados e comparados com anos anteriores). O estudo mostrou que o número de adolescentes entre 13 e 15 anos que já experimentaram bebidas alcoólicas subiu de 50% em 2013 para 55% em 2015.

Esse mesmo estudo também fez um levantamento sobre drogas ilícitas. Nesse caso, a quantidade de jovens dessa mesma idade que já experimentou pelo menos uma vez subiu de 7% para 9%, no mesmo período de tempo.

Os dados são muito alarmantes, porque se sabe que os hábitos adquiridos na adolescência quase sempre são levados para a vida adulta. Por isso, se não houver um trabalho efetivo junto a esses jovens que estão dando os primeiros passos em direção ao mundo das drogas (lícitas ou ilícitas), há grandes chances de que eles se tornem dependentes químicos no futuro.

Um relatório mais recente divulgado pela agência da ONU para Drogas e Crime também trouxe más notícias para nós. Essa é uma pesquisa mais ampla e aprofundada, por isso, é relativa ao início dos anos 2000 em 2006, enquanto já estava sendo estabilizado em outros territórios.

O tráfico de cocaína na região Sudeste também aumentou segundo o estudo da ONU, assim como a exploração do nosso país por parte de grupos de crime organizado internacionais ligados ao narcotráfico.

Todo esse cenário que as pesquisas mostram nada mais é do que um reflexo da realidade que pode ser observada nas ruas, especialmente nas periferias dos grandes centros urbanos. O acesso às drogas é cada vez mais fácil e se faz presente na vida dos jovens cada vez mais cedo.

Donos de bares e supermercados quase nunca exigem documento de identificação como condição para vender bebidas alcoólicas. O incentivo à cultura e ao esporte é praticamente nulo. Os pais precisam passar cada vez mais tempo trabalhando para garantir condições de vida básicas para a família, ficando mais distantes dos filhos.

Há inúmeros fatores que vão configurando uma situação insustentável: famílias e mais famílias destruídas direta ou indiretamente pelas drogas. Isso tem que mudar e não pode esperar mais. A clínica Recuperando Vida tem feito o seu trabalho para recuperar dependentes químicos e devolver a eles uma vida digna. Mas o trabalho precisa ser feito em conjunto, por isso contamos com a sua ajuda nessa jornada.

Família, Estado e escola precisam se unir em nome dessa causa, em nome da vida dos adolescentes e jovens que é colocada em risco pelas drogas dia após dia.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5800 votes, average: 4,90 out of 5 (800 votes, average: 4,90 de 5)
You need to be a registered member to rate this.
Loading...