A Reinserção Social

A Clinica de Recuperação e a Reinserção Social pode prestar um imenso benefício na fase da reinserção social do dependente que poderá ser convidado às reuniões para compartilhar com o grupo seu processo de recuperação e, também, ser incentivado para que continue o tratamento. Tais medidas podem facilitar sua reintegração social com a (re)construção de seu vínculos de amizade e de ajuda.

Nesta fase de retorno ao convívio social  e de resgate das perdas ocorridas, é importante que o grupo possa auxiliar a pessoa no resgate de seus contatos familiares, profissionais e sociais, pois este se constitui num dos objetivos da Terapia Comunitária: construir vínculos com intuito de oferecer apoio a indivíduos e famílas em situações de sofrimento.

 O Papel do Terapeuta Comunitário junto aos Serviços de Saúde

Os terapeutas comunitários podem desenvolver um trabalho de conscientização e de orientação sobre a prevenção do uso indevido

de  drogas  e  sobre  o  tratamento  de  usuários    e dependentes, bem  como  oferecer  apoio afetivo, emocional direto aos familiares e/ou usuários. Devem mobilizar  uma  rede  de  apoio a partir do próprio grupo da TC.

Para tanto, deverão se manter atualizados quanto aos recursos existentes na comunidade  em que estão inseridos, mantendo constante articulação com as instituições de atendimento.

Os CAPs ad, os centros de saúde e os hospitais devem ser contatados na tentativa de conhecer quais são os profissionais da rede que estão realizando atendimento a esta clientela, nos ambulatórios de saúde mental ou nos serviços de psicologia e de serviço social. Alguns hospitais universitários também têm se mostrado pioneiros em projetos de vanguarda para o tratamento de  dependente químicos.

É importante estabelecer parcerias entre  a terapia comunitária, os demais serviços sociais disponíveis (governamentais ou não), os serviços de saúde e de assistência da comunidade nas ações preventivas, de tratamento e também de redução de danos. Este papel de mediador entre a comunidade e os diferentes serviços promoverá o fortalecimento da rede secundária (institucional) tão importante no caso das dependências de drogas.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

Regulamentação