Clínica Reabilitação para Alcoólatras

Clínica de Reabilitação para Alcoólatras

O alcoolismo é uma doença que afeta toda a população brasileira, direta e indiretamente, doença esta que está presente em 12,3% da população nacional. Isso já explica e muito a importância da clínica de reabilitação para alcoólatras.

A cada 100.000 (cem mil) habitantes, 12.300 (doze mil e trezentas) pessoas são alcoólatras segundo dados do CEBRID de 2005, dados estes que assustam muito toda a sociedade, porém, assusta muito mais os familiares dos alcoólicos. Por isso, a clínica para alcoólatras é de necessidade pública.

O tratamento na clínica de recuperação para alcoólatras

O tratamento na clínica de reabilitação para alcoólatras do Grupo Recuperando Vida tem todo o suporte e amparo profissional, técnico, terapêutico e de outras ordens para o tratamento para alcoólatras, pois sabemos de toda a dificuldade que passam os dependentes do álcool e seus familiares.

Entre as diversas consequências do alcoolismo como os transtornos físicos, transtornos nos Sistema Nervoso Central e Periférico, encontram outros transtornos:

Depressão: o alcoolista apresenta desinteresse ou perda de prazer em quase todas as atividades, perda de energia, fadiga, redução da concentração, entre outras características;

Suicídio: o risco de suicídio no alcoolismo é estimado em 3 a 4%, um índice de 60 a 120 vezes maior do que o da população geral;

Ansiedade: Cerca de 30% dos alcoolistas podem ter uma ansiedade significativa;

Transtornos alimentares: o alcoólico pode tanto ter problemas com muita perda de peso, o que é mais comum, com também pode ter problemas com obesidade.

Veja mais em Consequências do Alcoolismo >

Neste sentido, a clínica para alcoólatras se faz essencial para a reabilitação e sobriedade contínua do alcoólico.

A clínica de reabilitação para alcoólatras traz toda a assistência necessária para a recuperação do alcoolismo, desde a síndrome de abstinência até a reabilitação do paciente após sua internação em nosso programa de recuperação pós-internação onde o paciente é acompanhado por mais 1 ano após a sua alta médica da internação.

Questões importantes sobre a internação na clínica de reabilitação para alcoólatras

Na clínica para alcoólatras existem 3 tipos de internação para o alcoólico se submeta ao tratamento para o alcoolismo:

Internação Voluntária

É quando o alcoolista ainda consegue enxergar a necessidade de se tratar do vício do álcool e se interna na clínica de alcoolismo por vontade própria.

Internação Involuntária

É quando o dependente do álcool não enxerga a necessidade de uma internação para se tratar do alcoolismo, mesmo colocando a sua vida e a vida de terceiros em risco.

Neste caso, sugerimos que a família intervenha e submeta o alcoolista à internação na clínica de reabilitação para alcoólatras e contate nossa equipe de Remoção Especializada.

> Entre em Contato Conosco e Saiba Mais Sobre a Intervenção Involuntária com Remoção Especializada

Internação Compulsória

Neste caso, o dependente do álcool é submetido à internação na clínica de reabilitação para alcoólatras por ordem judicial.

> Saiba mais sobre a Internação Compulsória

Como funciona a clínica de reabilitação para alcoólatras

A clínica para alcoolismo é uma clínica médica que une as características de 3 tipos de centros de tratamento: as comunidades terapêuticas, as clínicas psiquiátricas e as clínicas espiritualistas, além de profissionais de diversas áreas, especializados no trato do alcoolismo, que desenvolveram uma metodologia única para o tratamento num só centro de reabilitação – A Clínica Grupo Recuperando Vida.

O Programa de Recuperação da clínica para alcoólatras Grupo Recuperando Vida reúne as seguintes atividades dentre tantas outras:

  • TERAPIAS INDIVIDUAIS
    • Atendimento Psiquiátrico: o paciente alcoólico é atendido pelo médico psiquiatra que trata do paciente e, além do tratamento medicamentoso, orienta o alcoolista em seu dia-a-dia;
    • Terapias Psicológicas: o paciente é tratado com bastante ênfase pela psicóloga que  utiliza de técnicas específicas para melhor amparo às necessidades do alcoólico.
    • Terapias Cognitivo-Comportamental: onde o paciente é acompanhado pelos profissionais especializados nesta técnica orientada pela psicóloga e aplicada pelos terapeutas responsáveis.
  • TERAPIAS DE GRUPO
    • Terapias Mediadas por Profissionais: onde um profissional, terapeuta, técnico em alcoolismo, psicóloga, enfermeira ou psiquiatra, media a terapia com finalidades específicas, variando entre:
      • Reuniões de estudo e avaliação dos 12 (doze) Passos de Alcoólicos Anônimos;
      • Terapia Racional Emotiva;
      • Terapia Cognitivo-Comportamental;
      • Psicodinâmicas;
      • Reuniões de Melhorias, onde os pacientes trazem idéias para a melhoria do grupo;
      • Vídeo-Terapia;
    • TERAPIAS/REUNIÕES NÃO MEDIADAS POR PROFISSIONAIS
      • Simulação de reuniões dos grupos de Alcoólicos Anônimos;
      • Reuniões de Partilha de Sentimentos;
      • Reuniões de Espiritualidade Ecumênica;
      • Reuniões Temáticas com literaturas de A.A. e com partilhas de outros alcoólicos em sobriedade à múltiplos anos;

Neste contexto, o paciente da clínica de reabilitação para alcoólatras se desenvolve em recuperação em todos os sentidos, reabilitando e criando novas habilidades para viver uma vida sem o uso do álcool.

O alcoólatra se desenvolve como indivíduo, adquirindo atitudes mais maduras, melhores habilidades para lidar com as emoções e construção de sua identidade.

Na clínica de reabilitação o alcoólatra tem mudanças de aspectos subjetivos do comportamento, relacionada às experiências e percepções individuais quanto à circunstâncias externas que fomentam o consumo do álcool, as motivações internas para a mudança, a prontidão para o tratamento, a identificação com o método terapêutico e percepção crítica da mudança obtida ao longo do processo da internação.

Outros benefícios do tratamento na clínica de alcoolismo

Clínica de Recuperação para Alcoólatras deO alcoolista ainda se beneficia com um grande entendimento da perspectiva de sua vida sem o uso do álcool, incorporando princípios comportamentais e sociais, tais como autoeficácia, entendimento do papel social, da necessidade de se colocar no lugar do outro.

também sente-se parte integrante de um grupo e, como consequência, sente-se parte ativa da sociedade, integrando-se a ela por estar cooperando, se conformando e se comprometendo com o grupo de tratamento da clínica para alcoólatras.

Para quem é a clínica de reabilitação para alcoólatras?

A clínica de reabilitação para alcoólatras é para o dependente do álcool que já tentou outros tipos de tratamento que não foram suficientes para o alcoólatra se manter em sobriedade de longo prazo ou para aquele alcoólico que não aceita nenhum tipo de tratamento.

Existem alcoólatras que sabem que tem problemas com o álcool e já tentaram algumas alternativas de reabilitação em espaços terapêuticos, ambulatórios ou outros tipos de tratamento, seja da rede pública ou privada.

Existem alcoólicos que sabem do seu problema, porém não querem abrir mão do uso do álcool, mesmo com todas as consequências do alcoolismo e colocando a sua sanidade, a sua vida e a de terceiros em risco.

Existem os que pensam que não são alcoólatras e acham que conseguem ou conseguirão controlar o uso da bebida, negando para si mesmo a sua doença, suas consequências e negando a necessidade de uma internação na clínica de reabilitação para alcoólatras.

O que fazer?

Seja qual for o caso, a clínica para alcoólatras do Grupo Recuperando Vida é preparada com equipe profissional altamente capacitada e gabaritada, com metodologia COMPROVADA, com Programa Terapêutico pós-internação por um período de 1 (um) ano após a alta médica do paciente.

logo clínica de reabilitação

Nós do Grupo Recuperando Vida desejamos BOAS VINDAS à você para uma nova maneira de viver.

Venha Conhecer Nossa Clínica de Reabilitação Para Alcoólatras

CLÍNICA DEVIDAMENTE DOCUMENTADA

documentação