Carnaval: Como tomar cuidado com as drogas nessa época do ano?

Carnaval: Como tomar cuidado com as drogas nessa época do ano?

Tomar Cuidado com as Drogas no Carnaval? O Que Fazer

Carnaval é uma época do ano em que há muita festa, felicidade, samba e alegria. Porém, para quem não sabe curtir com responsabilidade e moderação, também há muita bebida e muita droga. Na época das folias carnavalescas, é preciso tomar cuidado para não cair diante de entorpecentes e outras dependências químicas. Neste texto você verá algumas dicas de como se manter limpo no carnaval! Confira!

Vários carnavais para todos os gostos!

É difícil encontrar quem não goste de Carnaval. Afinal, são pelo menos 4 dias em que as pessoas podem esquecer de suas obrigações para fazer o que desejarem. Ou seja, quem gosta de Samba, vai pra Avenida. Para quem é mais fã de folia, pode ir ao bloco. Aqueles que preferirem pode ir ao retiro espiritual ou religioso, e quem quer descansar pode apenas ficar em casa ou viajar com as pessoas que gosta.

Por isso, uma das formas de ficar longe das drogas durante este Carnaval é preferir os programas mais tranquilos. Reservar uma atividade para fazer de maneira reservada com a família e os amigos pode ser uma escolha bastante divertida, responsável e sem riscos de estar na presença de entorpecentes de quaisquer espécies.

Porém, se a pessoa não consegue ficar longe de uma movimentada folia, não há problema. Entretanto, é preciso ter em mente desde cedo que, apesar de esses eventos não se resumiram a consumo de drogas, são nos blocos de Carnaval de rua em que há a maior incidência de porte e comércio de entorpecentes, com grande número de pessoas juntas, sem uma fiscalização detalhada. Tendo isso em mente, vá para a folia conscientizado e com responsabilidade!

Cuidado com o álcool

Pesquisas revelam que a grande maioria dos usuários de algum entorpecente sentem mais vontade de consumir a substância após tomar bebidas alcoólicas. E isso não acontece apenas com drogas ilegais: fumantes, por exemplo, acendem mais cigarros enquanto bebem. Há reação química que causa efeitos neurológicos que aumentam a propensão da pessoa a se tornar um usuário de drogas.

O carnaval é uma época em que boa parte das pessoas abusam das bebidas, dentro e fora dos blocos e desfiles. Por isso, para evitar as drogas durante este período, também é muito importante ficar longe – ou pelo menos consumir de maneira moderada e responsável – bebidas alcoólicas. Elas podem diminuir o senso de razão do indivíduo, fazendo com que ele aceite drogas de vendedores ou de pessoas conhecidas. Por isso, cuidado.

Atenção às pessoas com quem se interage

Carnaval é tempo de fazer amizade, de dar risada e se juntar com as pessoas de quem se gosta. Porém, sempre vale a precaução. Cuidado com as companhias. É importante sempre ter em mente que as pessoas podem ter hábitos ou vícios que podem afetar aos demais e, por isso, vale sempre a pena fazer contato, mas nunca aceitar qualquer substância da qual não se tem plena consciência do que é.

 

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]