Como ajudar um Dependente químico que não quer ajuda

Como ajudar um Dependente químico que não quer ajuda

Como ajudar um Dependente químico que não quer ajuda

Assumir que a dependência é um vício e que é necessário pedir ajuda é uma das principais características de um dependente químico. Algumas vezes, o dependente até chega a assumir que os seus hábitos o estão prejudicando, mas falha ao acreditar que ele pode apenas parar com o vício quando quiser, sem precisar contar com a ajuda de nada ou ninguém.

Por isso, se você conhece alguma pessoa que está nessa condição e não sabe mais o que fazer pare tentar ajudá-lo, nós trouxemos algumas dicas que podem ser úteis nesse processo. Confira algumas.

A primeira coisa a se fazer para ajudar uma pessoa que é dependente quimicamente é oferecer algum tipo de ajuda emocional e apoio, pois isso ajudará o indivíduo a se conscientizar a respeito de seu vício. Para além da ajuda emocional, é válido tentar também as seguintes dicas:

– Palavras de incentivo

Todos sabemos que essas situações mexem com nosso psicológico, e sentimentos com o de nervosismo e desapontamento são inevitáveis, mas é preciso tentar controlá-los ao prestar ajuda a um dependente químico. Afinal de contas, brigas e discussões não vão melhorar em nada a situação, por isso prefira palavras calmas e de incentivo, controlando seu comportamento para que a convivência entre vocês não se torne ainda mais complicada e desgastante.

Procure conversar

Invista em conversas com o dependente químico que não quer ajuda, sempre deixando muito claro que, se ele quiser ajuda para procurar um tratamento, você estará disponível para ajudá-lo.

Imponha limites

É normal que, com o passar do tempo, um usuário de drogas acabe perdendo a noção de seus parâmetros de convívio, o que pode acabar tornando a rotina daqueles que o cercam bastante complicada. Por isso, ao perceber que a pessoa está sob efeito de alguma droga, prefira afastar-se, pois isso o ajudará a entender que todos os seus atos nunca serão desacompanhados de consequências.

Vá em busca de ajuda profissional

Para lidar com o problema de um dependente químico que não quer ajuda, é imprescindível buscar por ajuda de profissionais, tais como conselhos e grupos de apoio.

Evite emitir julgamentos e demonstre confiança

É muito importante demonstrar que, apesar de todos os pesares, você ainda confia que o dependente químico irá sair da atual situação em que se encontra, e que ele será forte para lutar contra esse vício. Também é importante não emitir julgamentos a respeito dos comportamentos do usuário de drogas, pois isso só minará a pouca motivação que ele tem para lidar com o problema de uma forma madura.

Falamos um pouco sobre as dicas do que fazer para ajudar um dependente químico que não quer ajuda, agora falaremos a respeito daquilo que você não pode fazer com essa pessoa.

– Não faça nada que possa impedir que o usuário de drogas arque com as consequências dos seus erros;

– Não forneça ajuda financeira, a não ser que essa ajuda seja para tratamentos;

– Não acoberte os erros do indivíduo;

– Se ele pode fazer algo por si próprio, não faça por ele.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]