Polícia Humilha Usuários de Drogas

Polícia Humilha Usuários de Drogas

Infelizmente a cada dia mais pessoas acaba se viciando em drogas entrando para uma parte malvista pela sociedade.

De fatos viciados em drogas acabam perdendo sua dignidade perante as pessoas e autoridades que tem o dever de manter a ordem pública.

Além das dificuldades que as famílias passam com dependentes químicos ainda vivem com o medo, pois sempre ouvimos relatos que polícia humilha usuários de drogas.

Muitas vezes essa humilhação é acompanhada de agressão física não mostrando nenhuma consideração pelos cidadãos que infelizmente se encontra nessa situação.

Apesar deste tipo de humilhação não ser uma regra geral dos policiais, sabemos que nem sempre a polícia está preparada ou tem um suporte de qualidade para lidar com competência e respeito com pessoas que já perderam até a noção de sua própria existência.

Cada vez que a polícia humilha usuários de drogas fica claro que o papel fundamental da sociedade e das organizações governamentais apoiar e criar projetos que traga de volta a dignidade dessas pessoas por meio da recuperação.

Enquanto os governos não dão conta do número de pessoas em todo Brasil que precisam de ajuda para livrar das drogas, nós ainda assistimos casos onde a polícia humilha usuários de drogas.

Por exemplo: No dia 22 de fevereiro de 2017 a Folha de São Paulo noticiou um confronto armado entre a Polícia Militar com um aglomerado de cerca de 300 pessoas na cracolândia. Ao passo que os policiais foram atacados com lixos pegando fogo e pedras, a polícia respondia com balas de borracha.

A ação foi para tentar cercar os usuários de drogas.  A polícia usou balas de borracha e bombas de efeito moral para controlar a situação, até Força Tática e da GCM foi acionada.

Em um cenário de guerra os usuários montaram barricadas para inibir o avanço da polícia. Outra ação para dificultar a abordagem policial foi a queima de objetos.

Segundo relatos de pessoas que mora na região tudo começou após uma briga entre dois usuários de drogas, gerando uma agressão a um bombeiro. Esse foi o cenário que gerou toda a confusão na cracolândia.

Falando sobre a humilhação aos usuários de drogas a Secretaria de Direitos Humanos afirmou que está verificando denúncias se durante a ação policial ouve violações direitos. Foi constado que policiais militares disparam bombas dentro da tenda do programa Braços Abertos.

Este não foi o único caso onde usuários de drogas foram tratados com humilhação por parte de autoridades.

Não desmerecemos o papel da polícia em manter a ordem pública, mas não podemos ficar de braços cruzados sem fazer nada no sentido de apoiar a recuperação de dependentes químicos.

Com certeza muitos pais e mães fariam de tudo pare ver seu filho se recuperar das drogas e viver sem o risco da humilhação ou até mesmo perder a vida em um conflito policial.

De uma coisa confiar, todo usuário de droga seja qual for, pode se recuperar. Além de se recuperar das drogas, eles recuperam a vida e a dignidade.

VEJA TAMBÉM:

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643