O que as drogas fazem na vida de uma pessoa?

O que as drogas fazem na vida de uma pessoa?

Sabemos que são incontáveis os danos que as drogas podem causar na vida de uma pessoa e o quanto elas são capazes de devastar a vida de uma família. Além dos danos físicos, que não são poucos, as drogas também afetam de forma muito rápida a saúde mental do usuário. Dependendo do tipo de droga, da quantidade e da freqüência que for consumida, ela pode levar o dependente químico à morte em menos de cinco anos de uso.

Quais os tipos de drogas e o que elas podem causar?

As drogas são substâncias químicas que afetam as células nervosas impedindo-as de processar as informações recebidas e reduzindo a capacidade de pensar. Cada tipo de droga gera um efeito colateral diferente, veja abaixo alguns exemplos:

Maconha, ecstasy e LSD: são as famosas drogas alucinógenas. Provoca sensação de muito prazer e/ou muito medo, alucinações visuais freqüentes, delírios de perseguição e pânico.

Heroína: causam efeitos depressivos, sonolência, diminui a capacidade de concentração e de raciocínio, os reflexos ficam mais lentos e promove uma sensação de relaxamento exagerada.

Cocaína e crack: causa uma sensação intensa de euforia, alta excitação, insônia aumenta a pressão arterial e a freqüência cardíaca.

Além dos efeitos momentâneos, as drogas também causam prejuízos que podem afetar a saúde do dependente químico para o resto da vida, como problemas de coração, destruição dos neurônios, lesões no fígado, mau funcionamento dos rins e doenças contagiosas como a AIDS.

Apesar de serem legalizados, o cigarro e o álcool também são tipos de drogas que causam muita dependência e são responsáveis por matar centenas de pessoas em todo o mundo.

Cigarro: seu uso prolongado traz conseqüências graves para o organismo, como problemas pulmonares e no coração, infertilidade, doenças bucais, câncer e diversas outras.

Álcool: dores de cabeça, perda de reflexos, alteração na capacidade de raciocínio, falhas de memória, cirrose entre outros. Alcoólatras também são dependentes químicos e também necessitam de tratamento em clínicas de reabilitação.

Outro prejuízo que também é causado pelo uso de entorpecentes é o efeito emocional, não só do dependente, mas também dos seus familiares e amigos. Todos ficam abalados emocionalmente ao ver uma pessoa próxima se perder no mundo do vício e muitas vezes resistente aos tratamentos.

Outros danos causados pelo uso de drogas

O uso contínuo e prolongado de drogas pode levar a problemas fatais como a morte por overdose, que é causada pela alta ingestão de substâncias tóxicas, levando ao mau funcionamento dos órgãos. Essa situação pode acontecer de forma ainda mais rápida se a ingestão de drogas for feita por meio intravenoso, pois assim elas chegam mais rapidamente à corrente sanguínea potencializando os seus efeitos destrutivos. Apesar de difícil, a overdose pode ser revertida em alguns casos, desde que a vítima receba, imediatamente, um atendimento médico de urgência.

Tratar a dependência química é algo complicado e que precisa ser iniciado rapidamente. Acompanhe o nosso blog e entenda mais sobre como se livrar do vício das drogas.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643