Grupo Recuperando Vida

voce sabe o que e beber em binge

Você sabe o que é beber em binge?

Você sabe o que é beber em binge?

Beber em “binge” é um termo usado para denominar o uso pesado e episódico de álcool. Isso ocorre quando há uma alta ingestão de álcool em um curto espaço de tempo entre uma dose e outra.

Não é preciso dizer que beber em binge é extremamente prejudicial à saúde. O fígado só é capaz de metabolizar certa quantidade de álcool; o restante, que ele não consegue metabolizar, se transforma em etanol puro e vai para o cérebro, podendo causar sérios problemas, como uma parada cardíaca ou até uma overdose alcoólica. Infelizmente muitas pessoas não têm noção do que o álcool pode causar no organismo e o quão graves são suas conseqüências se ingerido em excesso.

Existe diferença entre uma pessoa que bebe em excesso de um alcoólatra?

Sim. Existe uma grande diferença. Pessoas que bebem em excesso ingerem muitas doses de álcool em um único momento ou em poucas horas, correndo grandes riscos de se envolverem em acidentes e de desenvolverem problemas de saúde, como gastrite e as famosas dores de cabeça originadas da ressaca.

Já os alcoólatras não conseguem viver sem a bebida um dia sequer; eles já se tornaram totalmente dependentes do álcool. Os sintomas aqui vão desde aumento da pressão arterial até tremores, em casos de abstinência. Sem contar os prejuízos afetivos, que geram problemas entre as famílias, no relacionamento a dois e na vida profissional.

Apesar de diferentes, os dois casos caminham juntos, pois uma pessoa que desenvolve a tolerância ao álcool, pode futuramente, se tornar um dependente químico. Portanto é importante que, ao primeiro sinal de tendência ao alcoolismo, o indivíduo já procure se afastar da bebida e procure por um centro especializado em recuperação de dependentes.

Danos que são causados pelo uso excessivo do álcool

Por ser uma droga lícita, o álcool é consumido por bilhões de pessoas em diversos países. Segundo pesquisas realizadas, em torno de 4% das mortes no mundo estão relacionadas ao consumo de álcool.

O uso crônico de bebidas alcoólicas pode causar e agravar inúmeras doenças de médio a longo prazo, afetando o coração, o cérebro, o fígado, o tecido nervoso e o sistema digestivo. Fatores genéticos também podem desencadear a doença.

Já o uso episódico pode causar problemas a curto prazo, como queda de glicose, enxaquecas fortes, envolvimento em acidentes de trânsito, violência entre outros.

O caso do uso crônico é onde os alcoólatras se encontram. É comum eles negarem o alcoolismo por não querer aceitar ou admitir que estão nesta situação. É uma forma de defesa da sua própria imagem. Porém, é necessário que o tratamento ao combate do alcoolismo seja iniciado o quanto antes para evitar maiores complicações e maiores prejuízos para a vida do dependente e da sua família.

E você, possui algum caso de alcoolismo na família ou no seu meio de convivência? Se sim, entre em contato conosco para buscarmos a melhor solução para este problema e devolver a vida àqueles que você quer bem.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]

Open chat
Grupo Recuperando Vida Olá! Como posso ajudar?