Grupo Recuperando Vida

Doenças causadas pelo álcool

Doenças causadas pelo álcool

Poucas coisas são mais tristes do que ver um familiar ou amigo em uma situação de dependência do álcool. Afinal, todos sabem o quão destrutivo esse vício é para quem sofre com ele e para todas as pessoas que estão em volta. O melhor negócio é sempre evitar o abuso e uma das formas de conseguir é tomando conhecimento da sua gravidade.

No bate-papo de hoje vamos nos concentrar em todas as doenças que são causadas pelo consumo de álcool em excesso.

Quando uma pessoa toma bebidas alcoólicas em grande quantidade, o corpo responde de imediato, apresentando dificuldades ao caminhar, falar e se concentrar, por exemplo. Tudo isso tende a melhorar algumas horas depois. No entanto, quando esse consumo é prolongado, as consequências de longo prazo envolvem o desenvolvimento de uma série de doenças.

  • Cirrose hepática

Essa é a doença mais comum ligada ao consumo de álcool. O fígado filtra as toxinas da corrente sanguínea, por isso, quando uma pessoa exagera nas bebidas alcoólicas, acaba sobrecarregando esse órgão e causando a sua inflamação, chamada de hepatite. Seus sintomas mais característicos são o inchaço no abdômen e a aparência amarelada da pele e olhos. Quando os casos de hepatite se repetem, pode ocorrer a cirrose hepática, que é a destruição das células do fígado, fazendo com que ele pare de funcionar. Se a doença não for tratada, pode levar à morte.

  • Impotência ou infertilidade

Quando a mulher abusa do álcool, o seu ciclo menstrual pode ficar muito desregulado, levando-a a infertilidade. No caso do homem, a lesão de alguns nervos pode fazer com que ele se torne sexualmente impotente.

  • Câncer

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer é o alcoolismo, e cada vez mais os estudiosos confirmam essa informação. Pesquisas mais recentes estabeleceram relação direta entre o abuso do álcool e o aparecimento de sete tipos diferentes de câncer: mama, reto, esôfago, fígado, cólon, faringe e laringe.

  • Anorexia alcoólica

Pouco comentada, mas muito grave, essa condição pode ser constatada quando uma pessoa começa a substituir o consumo de alimentos por bebidas alcoólicas, especialmente com o intuito de reduzir a ingestão de calorias e, com isso, perder peso. É considerado um distúrbio alimentar, assim como a anorexia e a bulimia, mas exige um tratamento especializado porque o álcool está sendo utilizado para diminuir a fome.

  • Infarto

Nem todas as pessoas sabem, mas o alcoolismo pode provocar o aumento do colesterol e triglicerídeos, obstruindo as veias e artérias e comprometendo a circulação do sangue. Esse é o primeiro passo em direção ao infarto, que pode ser fatal ou deixar a vítima com sequelas.

  • Gastrite

Essa é uma doença comum e que nem exige uma quantidade muito grande de álcool para se manifestar. Consiste em uma inflamação na parede do estômago e provoca sintomas bastante incômodos, como a diminuição anormal do apetite, azia, náusea e até vômito.

Todas essas doenças podem ser tratadas, mas o tratamento de todas elas exige, em primeiro lugar, que a pessoa interrompa o consumo da bebida.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]