Grupo Recuperando Vida

Alcoólatra vs Alcoolista: Qual a diferença?

Alcoólatra vs Alcoolista: Qual a diferença? O número de pessoas que apreciam o álcool e o tomam frequentemente é enorme. Afinal, é fácil encontrar bebida alcoólica em qualquer lugar. Infelizmente, uma parcela dessas pessoas desenvolve uma doença que induz à dependência à bebida. Elas não conseguem mais fazer coisas simples sem beber. E afetam sua vida inteiramente. Essas pessoas são chamadas comumente de alcoólatras. Mas existe também o alcoolista. Você sabe a diferença?

O que é um alcoólatra

Atualmente esse termo é dedicado às pessoas que são viciadas em álcool ou possuem alguma forma de dependência. Mas há alguns pormenores que precisam ser mencionados.

O sufixo “latra” da palavra alcoólatra advém do termo “latria” em latim, que por sua vez tem origem em λατρεια, ou “latreuo”, que significa “adorar”. Dessa forma, em sentido estrito, alcoólatra significa “adorador do álcool”, mas, evidentemente, não é isso que queremos dizer. Alcoólatra significa algo como “apreciador extremo do álcool”, como quando dizemos “chocólatra”.

Disso surgem diversos problemas. O primeiro é o fato de que o sufixo não é usado em sentido estrito. Dessa forma, um alcoólatra não seria alguém que é dependente do álcool, mas todo aquele que aprecia beber. Outro problema é que o termo acaba estigmatizando o dependente. Parece que ele possui apenas uma fraqueza que não pôde superar. E isso acaba afastando essa pessoa da internação. Ela evita procurar ajuda e prefere mentir para si que não é viciada. Para solucionar essa questão, resgatou-se o termo alcoolista, que veremos a seguir.

O que é alcoolista

O sufixo “ista” está relacionado a quem segue um princípio (budista, anarquista etc.), quem é profissional (cientista, por exemplo) ou que utiliza determinado instrumento (flautista). Um alcoolista, portanto, é alguém que utiliza demasiadamente o álcool.

Devido ao problema com o preconceito, que mencionamos na explicação acima, muitos especialistas em saúde estão recomendando a troca dos termos. Ao invés de “alcoólatra”, o dependente do álcool passa a ser um alcoolista. Assim, é possível diminuir o estigma e demonstrar que o usuário não é só apreciador, e sim possui um problema de saúde.

Os médicos e cientistas sabem que pessoa viciada em álcool possui predisposição física para isso. Ele não precisa tomar uma quantia X de bebida para se tornar dependente. Há quem tome exageradamente a vida inteira, sem por isso se tornar dependente do álcool. E por isso a troca da palavra pode ajudar no tratamento.

Alcoólatra vs Alcoolista Qual a diferença 3

O termo, então, vai mudar?

A palavra que será utilizada pelos profissionais da área tende a ser mudada. No entanto, não é possível mudar um termo que já é utilizado pelas pessoas há muitos anos. Uma palavra cai em desuso depois de muitas décadas, quando ela é “esquecida” e dá lugar para outra. E essa mudança nunca é feita deliberadamente. Normalmente acontece por acaso cultural.

O que pode ser feito é o reforço por parte dos profissionais e a instrução deles sobre a diferença entre as palavras e o por quê da mudança. Nós mesmos, que já sabemos disso, podemos ajudar sempre que possível, explicando para as pessoas por que é conveniente chamar dependentes de alcoolistas e não alcoólatras. Isso facilitará a internação em muitos casos e poderá salvar muitas vidas.

VEJA TAMBÉM:

Oferecemos nos nossos Clinica físicas um alto padrão nível elevado de acomodação, com extenso bem-estar e estabilidade, oferecendo a todos paz e consequentemente sucesso através dos nossos próprios tratamentos de reabilitação.

Estamos prontos a ajudá-lo a si e à sua família a ultrapassar o alcoolismo e a dependência química. Aguardamos seu Contato

Somos especializados no  tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]
Open chat
Como posso ajudar
Olá, seja bem vindo ao Grupo Recuperando Vida estamos aqui para tirar todas as suas duvidas nosso atendimento 24 horas