Grupo Recuperando Vida

8 efeitos irreversiveis do alcool no organismo 1

8 efeitos irreversíveis do álcool no organismo

8 efeitos irreversíveis do álcool no organismo

Apesar de ser uma droga legalmente aceita pela sociedade, o álcool também provoca inúmeros danos à saúde de quem o consome. São inúmeros os problemas que comprometem tanto a saúde física quanto a psicológica do indivíduo, sendo que alguns podem levar até mesmo à morte.

Para alertar sobre os danos irreversíveis que o álcool causa ao organismo, nós fizemos esse texto listando 10 efeitos da substância no corpo humano. Confira logo abaixo.

1 – Dificuldade de raciocínio

Quando consumido em excesso, o álcool acaba lesionando o cérebro de forma irreversível, o que prejudica a capacidade do indivíduo de guardar informações. Isso acaba fazendo com que as memórias sejam deterioradas, tornando o raciocínio da pessoa ineficiente.

2 – Visão e audição comprometidas

O consumo de álcool também prejudica a visão e audição do indivíduo, isso porque acaba ocasião uma perda que pode ser superior a 30% da visão, comprometendo o foco da visão, o que prejudica noções com a de profundidade e distância.

A audição também não fica ilesa, tanto os dependentes de álcool quanto os que bebem apenas socialmente também têm sua capacidade auditiva alterada de forma considerável.

3 – Déficit de atenção

Para as gestantes que fazem uso de bebidas alcóolicas, o risco de que o bebê desenvolva Hiperatividade e Déficit de Atenção acabam sendo redobrados; vale lembrar que esses são problemas irreversíveis que o acompanharão para o resto da vida.

4 – Arritmia cardíaca

O dependente de álcool pode desenvolver também um quadro de arritmia cardíaca bastante perigoso – a fibrilação atrial que, por sua vez, pode se tornar crônica, desencadeando isquemias cerebrais.

5 – Gordura no fígado

O acúmulo de gordura no rim é uma condição hepática que também pode ser causada (ou agravada) pelo abuso excessivo de bebidas alcoólicas. É importante frisar que essa condição é recorrente em praticamente todas as pessoas que consomem álcool frequentemente, configurando-se como o primeiro estágio de uma doença hepática.

6 – Gastrite e úlcera

A produção de ácido no estômago é aumentada com o consumo de álcool, o que pode provocar o surgimento de úlceras estomacais e gastrite. O abuso de bebidas alcoólicas também pode provocar um quadro de erosão do revestimento do estômago, o que causa a úlcera que é bastante perigosa para a saúde do indivíduo.

7 – Depressão

Isolados, a depressão e a dependência de álcool já são bastante preocupantes, quando se juntam, o quadro torna-se devastador. Para muitas pessoas, o álcool é uma maneira de lidar e/ou fugir de alguns problemas da vida. Dessa forma, acabam buscando em bebidas alcoólicas um alento para suas tristezas, o que aumenta o quadro depressivo e, consequentemente, o consumo de álcool.

8 – Comprometimento dos rins

Quando o álcool é consumido de forma excessiva, acaba sobrecarregando os rins, o que compromete o bom funcionamento do órgão, dificultando o processo de filtro das substâncias do corpo humano.

O álcool também acaba inibindo a produção do hormônio que faz o controle da absorção de água pelos rins, pois age na glândula responsável por esse processo, a hipófise. Tudo isso aumenta os níveis de eletrólitos no sangue, o que é bastante perigoso para a saúde.

VEJA TAMBÉM:

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

[ratings]
Open chat
Como posso ajudar
Olá, seja bem vindo ao Grupo Recuperando Vida estamos aqui para tirar todas as suas duvidas nosso atendimento 24 horas